Shizue Okada, tradição valorizada | Boqnews

Opiniões

30 DE ABRIL DE 2016

Shizue Okada, tradição valorizada

Por: admin

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

201412_diplomacao_shizueyoshimuraokada-600x400Shizue Yoshimura Okada nasceu em Kumamoto, ao sul do Japão, e desembarcou no Brasil com apenas dois anos de idade. Hoje, aos 88 anos, traz consigo toda a história da imigração japonesa além de ter se dedicado à preservação da cultura nipônica na Cidade de Santos por toda a vida.

Okada, desde cedo, trabalhou com serviços de voluntariado e participou diretamente da criação da Fujinkai, a Associação de Senhoras Japonesas, há mais de 30 anos, onde foi presidente durante seis anos. Naqueles tempos, as sociedades criadas por mulheres nipo-japonesas formavam suas associações em separado já que não era costume a participação feminina nas associações de imigrantes japoneses.

“Convidávamos todas as japonesas a participar e a gente se reunia uma vez por mês para praticar a culinária”, lembra Okada. “As reuniões eram realizadas nas casas dos participantes onde além dos pratos típicos orientais aproveitávamos os encontros para fazer novas amizades.”

O dinheiro arrecadado com a venda de bentôs (tipo de marmita individual) nas antigas edições do Undokai (festival esportivo) era revertido para a Fujinkai. Depois de extinta, as verbas arrecadadas foram destinadas para outras finalidades, como para ajudar as pessoas atingidas por um tsunami, no Japão, para o Kosei Home, também para o Departamento Feminino da Associação Japonesa de Santos, onde Okada nunca deixou de ajudar.

Com mais de 80 anos de Brasil, Shizue Yoshimura Okada retornou ao Japão, a pedido de sua filha, levando consigo o convívio, as lembraças e toda a sua dedicação para a preservação da cultura nipônica em nosso País: “Vou sentir muita falta de poder ajudar e também da convivência que tive aqui”, disse ao se despedir.

Fatos da Comunidade – Kohaku no Atlanta

Realizou-se no dia 10 de abril a 1ª Edição de Kohaku Utagassen, da Associação Atlética Atlanta de Santos. O evento foi muito concorrido, com diversas pessoas de Santos e São Paulo, entre elas Toshiko Ueda, Flavio Izumi,Minoru Hirose e o coordenador do evento, prof. Kozo Kawabata. A Associação Atlanta de Santos está de parabéns por estreitar os laços de amizade entre brasileiros e japoneses.

Amigos: não se esqueçam que o Undokai ocorre neste domingo (1), na AA dos Portuários.  Parabéns, Brasil! Parabéns, Japão!

adft12 adft1

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.