Sol Nascente
José Adelson

Professor de língua japonesa e jornalista.

Taekwondo prata da casa

28 de abril de 2015 - 10:00

Compartilhe

O Taekwondo é uma arte marcial sul coreana, hoje em dia difundida em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 teve seu “batismo de fogo”, quando foi um esporte de exibição até o ano de 1996. Em 2000, tornou-se esporte olímpico.

Hoje, vamos falar do santista faixa preta segundo Dan, Leonardo Moraes, de 20 anos, que foi campeão da seletiva nacional de Betim (MG) e ganhou o direito de defender a seleção brasileira. Leonardo é campão paulista, com vaga garantida no mundial universitário. Foi vice-campeão mundial por equipe na China e bicampeão brasileiro. O santista vai defender o Brasil de 12 a 18 de maio na Rússia.Agora a luta é pela glória, pois já brigou pela vida.

Lutando desde a infância
Aos dois anos de idade foi diagnosticado com um tumor no rim esquerdo. Passou por uma cirurgia para a retirada do órgão e por diversas sessões de quimioterapia e radioterapia.

Aos sete anos, houve obstrução e fez outra cirurgia para tratamento venoso. Aos 18 anos foi diagnosticado para tratamento venoso, com retirada do nódulo do pulmão e teve que se ausentar do Taekwondo.

É com orgulho que falo deste atleta, cunhado de minha nora Thays Silva, que após derrotar a doença tornou-se palestrante do Hospital AC Camargo, em São Paulo, onde havia feito seu tratamento. Anualmente, vai contar sua história para aqueles que estão internados, crianças e pais, sendo muito motivador, abrindo novos caminhos na vida de muita gente. Leonardo conta com o apoio da Academia Belmiro Giordani, Incorpore Academia, Clínica Seven e Unip.

Parabéns Leonardo, rumo à Rússia. Parabéns, Brasil!

Osaka, visitação obrigatória

Metaforicamente chamada de “a cozinha que abastece todo o país”, a cidade de Osaka, durante todo o período Edo (1603 – 1868), foi o centro comercial mais importante do Japão, por onde passavam os artigos e produtos do país.
A maior cidade do oeste do Japão, Osaka, antes da construção do Aeroporto Internacional de Kansai, foi a menor província japonesa e hoje tornou-se a terceira cidade mais populosa e considerado o segundo mais importante centro financeiro do Japão, sendo superado apenas por Tóquio.

História
O templo de Shitennoji, construído pelo príncipe Shotoku, um dos grandes fundadores do Japão, data do século VI. O palácio mais antigo da metrópole japonesa, Naniwa – No – Mya, foi erguido em 645 e suas ruínas estão abertas ao público como um parque. Osaka abriga grandes histórias e se torna imperdível para o turista estrangeiro.

Fatos da comunidade

Curso grátis
A Secretaria de Cultura de São Vicente, cidade irmã de Naha Okinawa, Japão, realizará um curso de japonês gratuito aos jovens vicentinos, trazendo a eles a cultura oriental. Informações: Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã, São Vicente.

Undokai 2015
Mantendo a tradição, a Associação Japonesa de Santos está preparando as festividades para a Undokai desse ano, que comemora seu 63º aniversário. Com a finalidade de difundir a cultura oriental, a entidade promove festividades esportivas que podem ser praticadas por todas as idades.

Desde janeiro, voluntários se dedicam para a organização do evento que conta com a colaboração e a participação de todas as pessoas que puderem contribuir com doações de prêmios oferecidos aos vencedores de sua tradicional gincana.

O grupo de jovens da Associação Japonesa está aceitando doações de cadernos, canetas esfereográficas, réguas, canecas, camisetas, toalhas de rosto, bacias, baldes, que podem ser entregues de segunda a sábado, das 9h às 13h, até quarta (29) à Rua Paraná, 129, no bairro da Vila Mathias, em Santos.

O telefone para esclarecimentos é o (13) 3222-3268, com Neusinha.