Terça Quente | Boqnews
Imagem da fachada da Câmara de Santos Foto: Nando Santos Sede da Câmara de Santos

Opiniões

25 DE SETEMBRO DE 2021

Terça Quente

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A próxima terça (28) promete ser quente na Câmara de Santos. Isso porque será neste dia que os 21 vereadores irão votar, em primeira discussão, a reforma previdenciária dos servidores municipais.

Preparando o terreno

Um dia antes (27), o prefeito Rogério Santos vai comparecer à Câmara, às 15 horas, para entrega da LOA – Lei de Orçamento Anual. Na sequência, irá se reunir com a bancada de apoio para delinear os pontos a serem discutidos e votados na sessão.

Meu garoto

Caberá ao líder do governo na Câmara, Rui de Rosis, alinhavar entre os pares os votos suficientes para garantir a aprovação da matéria com folga. A proposta a ser defendida foi elaborada pelo Iprev, sob o comando do seu filho, Rui de Rosis Jr, servidor municipal. O sindicato promete barulho para pressionar os edis.

Déficit

Conforme o balanço sintético de agosto das contas municipais, a insuficiência financeira do Iprev já chegava a R$ 102 milhões.

Queda de bicicleta?

Um atento edil brinca que não será surpresa se algum vereador apresente atestado médico no dia da votação para fugir da polêmica pauta. Citou até o caso ocorrido com um edil que alegou ter ‘caído de bicicleta’ e se ausentou da votação sobre as contas do ex-prefeito Beto Mansur.

De olho em 2022

Como vários vereadores têm pretensões para 2022, votar contra o funcionalismo poderá render menos votos em uma disputa tão acirrada.

Notívagos

O cientista político e doutor pela USP, Rafael Moreira, acredita que as manifestações de 7 de setembro, reunindo milhares de apoiadores ao presidente Bolsonaro, seria o primeiro passo para um golpe, que acabou não dando certo. E que naquela madrugada, ministros do STF nem teriam dormido em contato direto com a alta cúpula das Forças Armadas.

Apagão

Com sinais que o País pode repetir os apagões, como ocorridos há duas décadas, é possível que ocorra com o presidente Jair Bolsonaro o mesmo que Fernando Henrique Cardoso, que saiu desgastado no final do seu governo e seu candidato, José Serra, perdeu as eleições para Lula.

Sonho

Por trás dos movimentos eleitorais para 2022, o presidente do Legislativo, Adilson Jr, pode mudar de casa em 2023, deixando o Castelinho e rumando para o Palácio José Bonifácio para se tornar secretário do prefeito Rogério Santos. Tudo vai depender, é claro, do cenário pós-eleitoral. A conferir.

E as armas?

O vereador Sérgio Santana (PL) não se conforma que a Guarda Municipal ainda não esteja armada, apesar dos recursos de emenda parlamentar que ele destinou para esta finalidade.

Pop star

Em Brasília, a filiação da deputada Tábata Amaral ao PSB contou com status de uma pop star, com a presença das principais lideranças do partido no País.

Esqueçam de mim

Falando em PSB, o partido se livrou de críticas, pois o prefeito de Guarujá, Valter Suman, sob investigação da Polícia Federal, deixou a legenda em julho e foi para o PSDB.

Quem Responde?

Quais…
vereadores da base aliada votarão na reforma previdenciária do Iprev?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.