Time dos sonhos (?) | Boqnews

Opiniões

12 DE AGOSTO DE 2011

Time dos sonhos (?)

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ao anunciar um pacote de obras para a Baixada Santista, algumas como o túnel ligando Santos e Guarujá e o tão propalado VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, ambas aguardadas há décadas, o governador Geraldo Alckmin demonstra que colocará definitivamente suas forças para garantir que o seu partido, o PSDB, tenha uma melhor performance eleitoral em 2012 e possa garantir sua posição de destaque em uma eventual reeleição em 2014 ou, quiçá, em uma nova disputa presidencial.


Inteligente, o governador tenta corrigir os fiascos que seu antecessor, José Serra, provocou por aqui. O símbolo das trapalhadas do tucanato está representado na maquete da famosa ponte ligando as ilhas de São Vicente e Santo Amaro, que chegou a ser exposta até em shopping e que virou motivo de chacota, inclusive pelo ex-presidente Lula durante a campanha eleitoral do ano passado.


O objeto, que foi parar no lixo, simboliza o descaso com que os governos tucanos têm lidado com a região, apesar de, curiosamente, serem bem votados. Na eleição passada, Alckmin, por exemplo, obteve 49% dos votos na Baixada Santista, um pouco menos que a média estadual, de 50,63%. Sua vitória ocorreu em oito dos nove municípios, com exceção de Cubatão. José Serra, candidato à presidência, ficou com 37,1% dos votos válidos, acima da média nacional, de 32,61%.


Apesar de sempre bem votado para eleições ao governo paulista e à presidência, especialmente em cidades como Santos e Praia Grande, o PSDB tem uma participação tímida no tocante à governança municipal. O partido tem apenas duas prefeituras na atualidade na região: Praia Grande e Itanhaém.


Algumas, como Santos, viraram sonho de consumo. As apostas serão no secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Barbosa. Na semana passada, a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, informou que o partido encomendou rodada de pesquisas ao sociólogo Alberto Carlos Almeida, antigo desafeto de José Serra.


Conforme a nota, as pesquisas serão usadas para convencer tucanos hoje instalados no governo paulista a ingressar na disputa de 2012. No partido, o bloco é apelidado de dream team (time dos sonhos) em razão das reais chances que três secretários têm em se tornarem prefeitos em suas respectivas cidades: Emanuel Fernandes (São José dos Campos), Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes (Campinas) e de Desenvolvimento, Paulo Barbosa (Santos).


Portanto, as obras anunciadas aqui – e outras que serão feitas nas duas outras cidades do interior – certamente alavancarão tais candidaturas. No entanto, caso ocorram impedimentos e atrasos no cronograma, o time dos sonhos enfrentará problemas e desgastes. Espera-se apenas que as obras saiam finalmente do papel, pois, caso contrário, o eventual sonho tucano pode virar pesadelo aos candidatos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.