Trabalho dom de Deus… | Boqnews

Opiniões

02 DE MAIO DE 2025

Trabalho dom de Deus…

Helena Fraga

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O trabalho é um dom de Deus. É bênção para todos nós que temos a graça de produzir, servir e compartilhar com os semelhantes.

Neste Dia do Trabalho, convido você a olhar para trás, para as profissões mais antigas da humanidade.

Costuma-se dizer que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo. Mas estudos recentes apontam outra direção: a de que a primeira atividade do ser humano foi cozinhar. Faz sentido — sempre existiu alguém com olhar mais sensível para transformar caça e vegetais em alimento.

Se ativarmos a memória e voltarmos às aulas de história, veremos que os ofícios sempre caminharam lado a lado com a evolução humana.

Ferreiros forjavam machados, instrumentos de caça e cultivo. Agricultores, pescadores e caçadores garantiam a sobrevivência dos grupos. Artistas deixaram sua marca desde as pinturas rupestres até grandes obras que atravessam séculos. E os sábios e anciãos — nossos primeiros contadores de histórias — nos ensinaram por meio da oralidade e ajudaram a preservar o conhecimento.

Com o tempo, os ofícios se multiplicaram: comerciantes, soldados, marinheiros, professores, cuidadores… Profissões cada vez mais complexas, mas com o mesmo propósito: servir, evoluir e transformar o mundo.

A relação moderna com o trabalho começou a mudar com a Revolução Industrial, no século XIX, na Inglaterra. Surgiram as primeiras leis trabalhistas, buscando proteger o trabalhador em meio à exploração.

O Dia do Trabalho, celebrado em muitos países, tem origem em um episódio marcante: a tragédia de Haymarket, em 1886, em Chicago, onde trabalhadores foram mortos por lutarem por uma jornada justa de oito horas e condições mais humanas.

Ainda estamos longe da plena igualdade e da dignidade total no trabalho — mas muito já foi conquistado. E é por isso que o 1º de Maio precisa ser lembrado e celebrado.

 O futuro do trabalho

Vivemos hoje uma nova revolução: a era da inteligência artificial.

Ela já transforma o mundo do trabalho e, em breve, muitas funções repetitivas serão realizadas por robôs. Isso não deve ser motivo de medo, mas de reflexão.

A nós, seres humanos, caberá o que temos de mais valioso: pensar, criar, planejar, cuidar.

Será um tempo de mais abundância, desde que saibamos usar nossa inteligência com sabedoria e respeito à natureza.

Homens e máquinas devem caminhar juntos — não para destruir, mas para construir um mundo mais justo, sustentável e evoluído.

Helena Fraga é escritora, empresária e escreve desde os 13 anos de idade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.