Agora é Com Você!
Rubens Amaral

Médico e apresentador do programa Agora é Com Você - Santa Cecília TV

Um paciente chamado Brasil

Leia o artigo do Rubens Amaral na coluna Agora é com você

11 de março de 2016 - 18:26

Compartilhe

Filho de índios e portugueses nasce com peso maior que todos seus primos continentais. Gigante pela própria natureza, belo, forte, impávido colosso, esperança de um futuro dessa grandeza.

Sua infância, no entanto, é difícil e um cem número de infecções internas e externas fazem com que chegue a sua adolescência algo depauperado. Foi então que cansado de tanto sofrer mergulha nas águas do Ipiranga e num grito de desespero, ouvido até em Portugal, é batizado em águas de cura e libertação. Vive então um tempo de renovação e restauro de sua saúde, porém sem conseguir debelar totalmente a bacteremia da injustiça que vai lhe consumindo até se encontrar com os médicos da corte que ovacinam com a nova vacina da República.

Um Brasil lindo! Um Brasil de sonhos intensos e raio vívido que de amor e esperança ao seu solo desce e, infelizmente, padece.Sofre porque o verde, o amarelo, o azul e o branco que o identificam como o País onde todos podem conviver em paz e harmonia é contaminado pelo vermelho falso da mentira e da corrupção a tentar trombosar nosso sangue de amor e verdade, nosso sangue varonil, de alegria e força juvenil.

Sua temperatura tropical de risonhos lindos campos e bosques repleto de flores fornece a energia precisa e adequada para permanecer forte e sustentável.

Começa a ser visto e elogiado pelo mundo. Chega então à vida adulta onde vivendo no hábito republicano é acometido pelo trauma de uma revolução que o faz dependente de um exército de medicamentos por muitos anos. Mas, desafiando o peito até a própria morte se renova na retomada da democracia, iniciando a convalescença e a recuperação da saúde perdida.

Médicos o acompanham e durante alguns anos consegue se manter saudável, somente sucumbindo a um procedimento tresloucado de um médico colorido que quase o leva a UTI.

Mas o povo é heroico e o brado é retumbante e a pátria amada avança até se encontrar com o maior inimigo jamais visto, uma enorme quadrilha de bactérias, fungos e vírus que o joga na UTI com risco de morte iminente. Mas, quando se ergue a justiça da clava forte, não o deixaremos sozinho amado Brasil, pois verás que um filho teu não fugirá da luta, nem temerá a própria morte para o termos como mãe gentil.

Surge uma esperança através de um médico muito sério, reto e competente que não tem medo de bactérias, fungos, vírus e demônios e iluminado ao sol do novo mundo, à luz de todos os fatos vai debelando cirurgicamente e com precisão esse câncer da corrupção que necessita de nossa colaboração na rua da iluminação, porque nosso querido paciente Brasil, tu és nossa Terra adorada e entre outras mil, és tu, Brasil, nossa Pátria amada. Salve! Salve!