Um para todos, todos para um | Boqnews

Opiniões

21 DE DEZEMBRO DE 2016

Um para todos, todos para um

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A família se reunir em casa para as festividades de natal e ano novo é uma tradição que muitos ainda seguem. Pais, tios e avós por toda a casa conversando, comemorando este momento com as pessoas que amam enquanto entre as crianças há algo maior em jogo. Literalmente. Primos, sobrinhos, netos e filhos têm no videogame a diversão em grupo que procuram atualmente.

Porém, a modernidade abriu certo abismo para estes familiares. Com a ascensão dos jogos online e de games que insistem em largar os jogadores sozinhos em suas jornadas, momentos onde sentamos com amigos, parentes ou quem quer que seja para se divertir e passar uns instantes unidos foi ficando no passado. Quantas vezes já não cheguei na casa de primos e encontrei a parte “jovem” da família na frente do PlayStation e seu famoso Winning Eleven? Ou Tony Hawk’s Pro Skater? Quantas vezes meus amigos vinham em minha casa para nos divertirmos com Digimon Rumble Arena ou Guitar Hero? Procurem nos jogos mais vendidos e mais aclamados atualmente e procurem onde se encaixam essas cenas. Difícil, certo?

tony hawkOs diferentes modos de Tony Hawk, seja de ganhar maior número de pontos ou quem tiver a arena mais pintada de sua cor, chamaram bastante atenção dos jogadores em seu lançamento

Convenhamos, caro leitor, as festividades de fim de ano são os momentos de reunir as pessoas que você ama, que deseja por perto e aproveitar a folga juntos, colocando os assuntos em dia, matando saudades e aproveitando a comida em abundância que as datas oferecem (só eu penso nisso? Acho que não). Assim como são momentos de puxar os controles e ter a famosa revanche que ficou da amarga derrota do ano anterior. De rirem um pouco com alguma cena engraçada (que acontece nos jogos mais sérios, diga-se de passagem), de exercitar uma boa e velha cooperação para passar de alguma fase ou fechar um jogo complicado de se fazer solitário, de usarem um equipamento que converge à solidão para trazer um refresco da escola/trabalho/faculdade/responsabilidades entre outros.

Aqui listarei alguns jogos que indico para se jogar em conjunto, independente da plataforma que possua. Pode ter o PlayStation 2, 3, 4, Xbox, Nintendo Wii, Wii U, 3DS, o que for. Apenas observe e encontre aquilo que mais lhe divertirá.

PlayStation 2

  • Guitar Hero – na verdade, qualquer Guitar Hero serve para esta tarefa. Basta colocar uma música, escolher a dificuldade e ver quem consegue acertar o maior número de notas e fazer com que o som soe perfeitamente a todos. Claro, com a trilha sonora munida de muito rock, guitarra, baixo, em ritmos simples para os inexperientes e mais do que complicados para os experts. Menção Honrosa: Rockband e Band Hero, que seguem a mesma linha e permitem o uso de microfone, bateria e outros acessórios.

guitar heroCom muita coordenação e trilha sonora baseada em rock, Guitar Hero foi um marco em sua geração

  • D.O.N – Dragon Ball Z, One Piece e Naruto unidos no mesmo jogo de luta. Ainda que não curta personagens japoneses, o game tem uma boa gama de lutadores conhecidos aqui no Brasil e fluidez de movimentos, com fases que chamam bastante atenção.
  • Crash Nitro Kart – Acham que eu deixaria o famoso Crash de fora? Certo, é uma cópia de Mario Kart, mas com os personagens da franquia PlayStation fazendo diversas artimanhas no circuito para ficar em primeiro colocado. O interessante é que vence aquele que tiver mais sorte, não apenas o mais habilidoso.
  • Winning Eleven – Todos têm aquele amigo ou primo que só aceita tocar no controle se for algum game de futebol (quando você mesmo não for este). Claro que hoje temos o Pro Evolution Soccer e o FIFA que trazem a realidade e fidelidade da física dos jogadores e campos de futebol…mas só quem jogou este clássico da época poderia afirmar que, no PS2, não há jogo de futebol melhor. Dependendo do conhecimento do outro gamer fã de FIFA/PES, dá até para se tirar uma onda com os comandos rústicos e a gama de opções menor que confundem os “entendidos” de plantão.

Winning Eleven

Com gráficos impressionantes, Winning Eleven de PS2 se tornou referência em futebol e hoje se tornou Pro Evolution Soccer, além de impulsionar o game FIFA ao sucesso

PlayStation 3

 

  • Rayman Origins ou Legends – Se deseja um bom game de plataforma, no estilo Super Mario Bros, onde pode aproveitar e se divertir com um amigo, este é “o jogo”. Cheio de humor, personagens em desenhos, bons desafios para se completar e fases musicais, é uma excelente pedida para todas as idades e um bom exercício de cooperação.

Rayman assume o manto dos jogos antigos e traz diversão e muita aventura na atual geração

  • Diablo 3 – Perdão se ofende alguma religião ou se há algum preconceito perante a RPGs, mas falar de cooperação e não citar este game é quase um “pecado”. Até quatro jogadores montam personagens que variam de cavaleiros, magos, monges, entre outros e defendem os seres humanos de anjos e demônios que ameaçam a existência na Terra. O destaque fica para a estratégia e sincronia que os jogadores devem ter para seguir em frente e a quantidade de monstros e itens que se pode encontrar pela frente.
  • Marvel VS Capcom 3 – Unir Ryu (Street Fighter), Chris Redfield (Resident Evil), Morrigan (DarkStalkers) com Capitão América, Thor e Hulk (Marvel) sempre foi uma boa ideia e este não foi diferente. Com explosões de poderes, cores e fases que chamam atenção por seu cenário cheio de detalhes (quem jogar, escolha Asgard ou o Clarim Diário e apreciem a vista), com movimentos frenéticos de diversos personagens de várias franquias diferentes trazem tudo que um game poderia oferecer: diversão.

heróisVários heróis e personagens famosos se juntam no conflito de dois mundos para descobrir o que está ameaçando as duas realidades e te empurram para confrontos frenéticos

  • FIFA/PES – Entra no mesmo ponto que citei anteriormente de Winning Eleven em estilo de jogo futebolístico. Basta pegar o controle e aproveitarem sua partida em busca do melhor jogador da família ou grupo de amigos.
  • Injustice: Gods Among Us ou Mortal Kombat – Ambos são criados pela mesma empresa, a Netherealm Studios. Não recomendo para algumas idades pelo excesso de violência e brutalidade, mas o confronto protagonizado por personagens como membros da Liga da Justiça e seus vilões ou do clã dos ninjas de Scorpion e Sub-Zero chama atenção por si só. Escolha sua preferência e chame quem for para cair perante os seus pés (aconselho a treinar antes para não passar vergonha).

    PlayStation 4

  • Star Wars Battlefront – Pode não ser o game mais aclamado do momento, mas mover um exército de rebeldes e stormtroopers usando os principais heróis da saga um contra o outro é épico. Optando pelo lado negro da força ou não, é um excelente jogo de guerra, com gráficos ultra-realistas que dão ao jogador a experiência de ver o que é Star Wars. Para quem aproveita o filme nos cinemas atualmente, há uma expansão com fase baseada em Rogue One.

imagem-5Misturando combates corpo-a-corpo, tiro e naves, Star Wars Battlefront colocam os jogadores na pele de quem vive na famosa saga dos cinemas

  • Rocket League – A mesma dica que dou referente a futebol, mas com carros de controle remoto. Já o citei em um artigo anterior, mas merece um destaque especial pela facilidade do título em cativar e a jogabilidade simples.
  • Minecraft – Se a intenção é reunir as crianças para construir algo e brincarem juntas, não há pedida melhor. É o tipo de jogo que podem passar horas que ainda estarão se divertindo com as milhares de possibilidades que podem ser criadas ali. Não é muito comentado por seus gráficos, mas sua simplicidade cativa os pequenos com maestria.
  • Qualquer jogo da linha LEGO – Divertidos, desafiantes, incentivadores e com vários personagens para se escolher, os games da linha LEGO são uma mistura de nostalgia de jogos de exploração com personagens conhecidos (como Liga da Justiça, Vingadores, Senhor dos Anéis, Harry Potter, O Hobbit, Jurassic World entre outros).

legoOs jogos da linha LEGO trazem diversos personagens com histórias baseadas em seus filmes, livros ou quadrinhos

  • Os Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados – Para quem cresceu com a febre de Cavaleiros no Brasil, este jogo veio para cumprir seu papel na história. É o primeiro que vem totalmente dublado, pelos dubladores originais de 1995, com todas as sagas que existem no anime, incluindo o novo capítulo lançado em 2015, referenciando os doze cavaleiros de ouro. São 52 personagens, com opção de criar um torneio para todos os presentes ou lutas individuais.

Nintendo Wii

 

  • Mario Kart Wii / Mario Party 9 / Super Smash Bros Brawl – Estes três jogos são peças indispensáveis se planeja se divertir com a família com os personagens mais carismáticos do mundo. Mario e sua turma, no primeiro, disputam rachas com seus karts em vários cenários das suas franquias mais conhecidas e com apelo à lembrança das versões anteriores. Assim como Crash Team Racing citado acima, não se trata do mais rápido, mas sim daquele que conseguir escapar do maior número de armadilhas e for mais inteligente que os companheiros. Mario Party 9 são vários jogos pequenos para se divertir, ideal para partidas rápidas e que permitam que todos consigam jogar sem terem de esperar tanto tempo. Já Super Smash Bros colocará Mario, Luigi, Pikachu, Link, Samus Aran entre vários outros personagens da Nintendo no ringue para se confrontarem. Não se engane acreditando que terá violência, vence aquele que cair menos da arena, sendo que não há sangue tampouco algum personagem “morrendo”.

imagem-7Escolha um dos famosos personagens de toda história da Nintendo e tenha a resposta da famosa pergunta “Quem é o mais forte?”

Nintendo Wii U

 

  • Mario Kart 8 – Como jogo de corrida, é um dos melhores atualmente. Gráficos que deixam o PS4 e Xbox One boquiabertos, com o comando de Mario e seus amigos em circuitos inteligentes e que desafiam a gravidade, é a pedida ideal se quer misturar diversão e uma boa competição entre os gamers.
  • Donkey Kong: Tropical Freeze – Saudades dos tempos de SuperNintendo onde você controlava o macaco Donkey Kong atrás de seu estoque de bananas roubado de seus inimigos? Ou pretende conhecer a franquia agora? Não há problema, existe diversão para todos. Um dos jogos mais divertidos deste console, com suporte a dois jogadores para que cooperem e consigam enfrentar a ameaça congelante que assola Donkey e seus amigos.

imagem-8Donkey Kong trará muita diversão para você e seu amigo quando jogam juntos, garantindo uma ótima história com um game simples e, ao mesmo tempo, desafiante

  • Super Smash Bros for Wii U – Com suporte aos AMIIBO (figuras de reconhecimento digital da Nintendo), inúmeros personagens como Mario/Megaman/Pac-Man/Donkey Kong/Ryu e outros clássicos do videogame tornam este o “Super Smash Bros” definitivo. De longe, é o jogo de luta mais esperado pelos fãs por trazer o “conflito final” e decidir quem é o personagem de videogame mais forte de todos.

Nintendo 3DS

 

  • The Legend of Zelda: Triforce Heroes – um jogo de interação e diversão com o personagem Link, mas que conta com cooperação de outros dois jogadores, é uma das melhores pedidas para quem é apaixonado pelo console. Pelo seu recurso Download Play, quem tem o portátil, mas não tem o jogo, tem a possibilidade de se divertir junto com os amigos. Todo o game se passa de forma cooperativa, o que pode ajudar crianças e jovens com problemas sociais a se integrarem.

imagem-9Salve Hyrule utilizando não apenas um Link, mas três, em missões cooperativas e que incentivam a interação entre cada jogador

  • Pokémon Sun / Pokémon Moon – Os novos jogos da franquia Pokémon, em sua grande parte, são jogados solitariamente. Porém, além de poder enfrentar e trocar os monstros de bolso com seus amigos ou parentes, também há o recurso Festival Plaza com muitas opções de cooperação entre os jogadores, além do Battle Royal que são quatro treinadores se enfrentando até sobrar um no final. São 802 Pokémon que podem ser capturados e incentivarem os jogadores a interagirem para evoluir seus monstros, aprender como se passar de certos momentos difíceis do game ou até mesmo competir entre eles.

imagem-10Capture, batalhe, troque Pokémon e se divirta com seus amigos com um dos 802 monstros de bolso disponíveis

  • Menção Honrosa: Super Smash Bros for 3DS, que é o mesmo game lançado para Nintendo Wii U e utiliza os mesmos personagens e Mario Kart 7, que além de trazer um novo modo de correr para o portátil, também utiliza o Download Play para que pessoas quais não possuam o game possam se divertir juntas.

Xbox 360

 

  • Gears of War / Halo – Escolha seu lado entre resistência humana e alienígenas malvados e enfrente uma guerra terrível. Com uma vasta opção de armas, modos de game e arenas, ambos os jogos, em todas suas versões, chamam bastante atenção por sair da fórmula Call of Duty/Battlefield e entregar um jogo de tiro com qualidade sem que seja em guerras comuns.

imagem-11Halo é um dos jogos mais famosos do mundo atualmente, trazendo campos de guerra interativos com aliens, veículos e muita ação

  • Just Dance – Certo, este jogo existe para todas as plataformas, mas sejamos sinceros que ele se tornou um sucesso no console da Microsoft. Com a utilização do Kinect, algumas versões trazem suporte para até oito pessoas repetirem os passos de dança ao mesmo tempo e conquistarem pontos para saber quem é o melhor dançarino. É uma excelente pedido para quem se atrapalha com os comandos dos botões ou admite que não tem coordenação para os demais games. Menção Honrosa: Dance Central e Michael Jackson Experience, também são excelentes jogos deste gênero que permitem uma ótima trilha sonora com um bom jogo.

imagem-12Acerte sua coordenação e seus passos de dança, escolha sua música e se divirta com Just Dance, independente da sua versão

  • Kinect Sports / Kinect Adventures – Assim como o PlayStation 3, o Xbox 360 possui uma vasta game de jogos (todos os citados acima, por exemplo, também foram lançados para esta plataforma), mas o Kinect do Xbox chama bastante atenção para jogos interativos neste sentido. Com estes o videogame lhe dará várias opções de esportes e diversão para a família inteira. 

Xbox One

 

  • Rare Replay – Se a intenção é reviver diversos jogos antigos, Rare Replay traz 30 jogos clássicos da empresa. Desde games do NES até o Nintendo 64, passando pelo MegaDrive e outros consoles das gerações passadas, traz diversos títulos cooperativos e competitivos que merecem uma olhada pelos mais saudosistas. Destaque para Battletoads e Killer Instinct que compõe apenas parte de um pacote enorme que a Rare e a Microsoft oferecem.
  • Resident Evil Revelations 2 – Cansado de passar jogos de terror, tomando sustos, sozinho? Não, seus problemas não acabaram, mas nesse caso ao menos você tem a chance de ser acompanhado por um amigo. O jogo traz importância aos dois corajosos jogadores, com bastante interação e utilidades para cada um, a fim de se completarem e passarem por este desafio.

imagem-13Enfrente o terror de uma cadeia misteriosa numa ilha e encare seus maiores medos, para sua sorte, pode levar uma companhia para facilitar

  • Dragon Ball Xenoverse (1 ou 2) – Na geração anterior a Microsoft possuía dificuldade em trazer jogos do mercado japonês ao seu videogame. Hoje já possui um catálogo maior, incluindo Naruto, One Piece, Attack on Titan e Dragon Ball. A linha Xenoverse permite que o jogador crie seu próprio personagem, do zero, ou escolha algum conhecido da franquia de animação para se enfrentarem ou se unirem e derrotar um inimigo em comum em várias missões diferentes. O enredo do jogo, com jogabilidade e sua gama de possibilidades foi reconhecido como um dos melhores de toda série de games que acompanham desde o SuperNintendo.
  • Dance Central Spotlight – Seguindo o fluxo contrário do Just Dance, o game Dance Central decidiu se vender gratuitamente aos usuários de Kinect. Mas, caso você concorde que comprar a franquia rival é pouco interessante por gostar de música X ou Y e o resto se tornar “descartável”, este permite que compre os sons separadamente e você decide pagar apenas pelo que gostar. É uma ótima opção que diferencia do mercado e lhe dá a chance de adquirir apenas o que lhe agrada. Assim como o concorrente, mais de um jogador pode dançar imitando os movimentos vistos em tela, habilitando novas coreografias e versões das músicas que contém.

Muitas das opções aqui apresentadas se encontram em outros consoles, seria bom consultar se gostou de uma ideia, mas foi citada apenas sobre um videogame. Acredito que agora não haja desculpas para não preparar as cadeiras, chamar os seus convidados, sentarem juntos e passarem um tempo se divertindo com seus videogames. A época de “jogar juntos” ainda não acabou. O online não matou essa vontade, nem a criação de games que aproveitam essa oportunidade. Cabe a você chamar quem gostaria de passar aquela fase ao lado. O que está aguardando? Lembre-se, a vida não costuma dar muitos “pause” e nem gosta de deixar que cooperem ou compitam de forma saudável. Ter alguém ao lado pode melhorar as coisas, seja na vida ou no videogame.

P.S.: Discorda ou tem algum jogo para indicar além dos citados? Sinta-se livre para opinar, deixe abaixo sua indicação ou história para que esta prática de jogarmos unidos nunca termine. Um feliz natal a todos!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.