Velocidade do caos | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

21 DE MARÇO DE 2021

Velocidade do caos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em duas semanas, a situação de leitos da Baixada Santista para pacientes Covid-19 foi alterada radicalmente. Se antes, o cenário ainda era confortável em relação a outras regiões do estado, a situação agora é bem diferente.

Filme de terror

Com o crescimento significativo de casos e colapso na oferta de leitos – sem contar as demais doenças, em especial dengue e a chikungunya – o cenário está próximo ao caos. Relatos de médicos e gestores de hospitais mostram que a situação está ficando insustentável e apenas o lockdown poderá a ajudar a evitar o colapso no sistema de atendimento hospitalar. O recado foi claro. Pena que muitos não acreditem nesta triste realidade, apesar de já caminharmos para 300 mil mortes pela doença.

Filme de terror II

Hospitais como Casa de Saúde, São Lucas e Santo Expedito já não dispõem de leitos. Não bastasse, medicamentos usados no tratamento de pacientes internados em UTIs começam a faltar e há risco real de dificuldades no abastecimento de oxigênio hospitalar.

Filme de terror III

Até os planos de saúde estão enfrentando dificuldades para garantir leitos aos seus beneficiários. Ou seja, o cliente paga por um plano, mas na hora que precisa poderá ficar ‘a ver navios’. E tudo isso ocorre após um ano da pandemia. A sensação é que não aprenderam a lição.

Restrições

Prefeitos da região optaram por mais restrições no funcionamento do comércio, como paralisação das feiras-livres e funcionamento parcial dos supermercados e padarias, que só poderão abrir de segunda a sexta, até às 20 horas.

Calçadão fechado

Em Santos, uma medida concreta já vigora a partir deste sábado (20): o calçadão da orla da praia estará fechado.

Porta-voz I

Presidente do Condesb, o prefeito de Santos, Rogério Santos, conseguiu sensibilizar o governo do Estado para que a Operação Descida deixe de ocorrer. A medida, negociada juridicamente, pois a mesma está prevista em contrato, valerá até o dia 30, mas será prorrogada até a Páscoa. Além da limitação de faixas, ocorrerão bloqueios visando a limitação de acesso de veículos à Baixada Santista. Vale lembrar que as praias estão fechadas, conforme determinação do governo paulista e prefeituras.

Porta-voz II

O prefeito santista, aliás, participou da coletiva de imprensa nesta sexta (19), realizada no Palácio dos Bandeirantes. Ele explicou a preocupação dos colegas da região em relação à decisão unilateral da Prefeitura de São Paulo, que decretou um mega feriadão a partir da próxima sexta (26) até a Páscoa (4) e as medidas tomadas para evitar a vinda de turistas para a região.

No comando

Desde sexta (19), as tradicionais coletivas no Palácio dos Bandeirantes são coordenadas pelo vice-governador Rodrigo Garcia, que estará no comando sempre às segunda e sextas. O governador João Doria participará das coletivas apenas às quartas-feiras.

Notificações

Em razão de problemas em obras públicas entregues ao Município recentemente, a Prefeitura de Santos está notificando empresas para executar correções nos problemas apresentados, como no Museu do Surf, entregue em janeiro do ano passado, e no Centro Cultural do Morro da Penha.

35 anos

Graças ao apoio de colaboradores, anunciantes e parceiros, o Boqnews completa 35 anos de circulação na quinta (25), sempre tendo a credibilidade como sua marca.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.