Ser mãe trata-se de um grande desafio, são lições de vida e aprendizados que elas têm após ganharem um filho ou filha. Na mesma medida em que o conhecimento é obtido, também é passado para eles.
Sendo assim, receitas na cozinha são como um ponto sagrado para toda família e existem aquelas mães que compartilha com suas filhas e é levado de geração em geração, uma espécie de herança culinária.

Foto: Divulgação
Ópera
Gelci Herrera, que trabalha na Confeitaria Ópera, comenta que sua mãe Magaly Herrera faleceu há 9 meses, mas deixou um legado na família. Gelci está há 3 anos na loja do SuperCentroBoqueirão e replica a receita do bolo de coco de Magaly.
Sobre os momentos que tiveram com essa receita, ela menciona que traz uma lembrança da adolescência e das festas do colégio. Afinal, ela relembra que sempre ajudou sua mãe quando tinha festa da escola. Já sobre a técnica mais especial dessa receita que aprendeu com sua mãe é sobre a maneira da calda em que o bolo é embebido.

Foto: Carla Nascimento
Pasquallino
Assim como é o caso da Denise de Carvalho que trabalha na Pasquallino – Food & Snacks no Super Centro Boqueirão há 1 ano e 4 meses. A receita do nhoque é tradição da sua falecida mãe Therezinha de Carvalho Santos.
Denise conta como foi o início das vendas de nhoque. “O nhoque surgiu de uma necessidade. Comecei a oferecer, precisava levantar um dinheiro. Ofereci para os vizinhos e aí começou o boca a boca. Foi o sucesso do nhoque”.
Contudo, ela também aprendeu a receita de panqueca, de maneira intuitiva. Se existiu alguma técnica ou segredo especial do nhoque, ela conta que segue a mesma linha da mãe. “Sigo a receita e o modo que ela preparava da mesma maneira, o que a gente aprimorou foi que ela só fazia nhoque de batata. Hoje faço nhoque de mandioquinha, fazemos ele recheado, fazemos variedade daquilo que ela me ensinou, mas a receita original não mexi, nem modo de preparo e nem a receita”.

Foto: Divulgação
Chococau
Desse modo, quem tem uma história para compartilhar é Fabrícia Marques do Rosário, da Confeitaria Chococau, também no Super Centro Boqueirão. A receita trata-se de um bolo de maçã, passado de geração e geração, com sua mãe Regina Marques do Rosário e avó Odete Fernandes dos Santos.
Ela lembra que o significado não só dessa receita, mas de todas outras é o vínculo de amor, carinho e afeto, que foi criado graças à culinária, pois quando passava as tardes na casa de sua avó, ela desejava comer um sonho, coxinha, nhoque ou qualquer alimento e quem preparava era sua avó.
De Avó para Neta
Como uma boa dona de casa e super prendada, ela não levava Fabrícia para comer, mas para fazer. “Nós íamos realmente para cozinha, batíamos o bolo e depois quando chegava o fim da tarde, meus pais iam me buscar e chegava outra tia do serviço. Minha avó tem 48 afilhados. Então a casa sempre estava cheia e alegre, acho que isso que é o mais incrível. Isso que me encantou e me fez gostar tanto de cozinhar, porque tem um valor afetivo, laço de amor, lembrança da família reunida em volta da mesa”.
Fabrícia conta também os momentos marcantes com sua avó. “Uma coisa que lembro é que eu era tão pequena quando comecei a ajudar minha avó na cozinha. A gente tomava leite Ninho ou Farinha Láctea, aquela lata grande, então minha avó colocava a lata em cima da cadeira para eu ficar sentada em cima da lata para poder ajudá-la a mexer o bolo e fazer alguma finalização, que não fosse para o forno ou que fosse perigoso”.
Porém, ela também acrescenta que ao longo dos anos surgiram mais dicas que depois de untar a forma, esticar a massa, dar três batidas em baixo para o bolo ficar uniforme, crescer igual. Ela aponta que são dicas da avó como para ver se o bolo está no ponto, colocar o palitinho de dente para ver se ele sai seco. “São dicas importantes que, às vezes, acabam fazendo a total diferença”.
Fabrícia acredita e espera que essa receita seja preservada e transmitida para as futuras gerações.