Candidatos à Prefeitura de Santos apresentam propostas durante Jornal Enfoque | Boqnews
Foto: Felipy Brandão e Carla Nascimento

eleições 2024

09 DE SETEMBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Candidatos à Prefeitura de Santos apresentam propostas durante Jornal Enfoque

Com o primeiro turno em 6 de outubro, candidatos correm atrás dos votos. O Jornal Enfoque ouviu os quatro candidatos. Conheça suas ideias e propostas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os quatro candidatos à Prefeitura de Santos participaram das entrevistas promovidas pelo programa Jornal Enfoque do Boqnews entre segunda (9) a quinta-feira (12), onde apresentaram as suas propostas em várias áreas da Cidade. Sendo assim, a apresentação ficou por conta do jornalista Francisco La Scala Jr.

Desse modo, confira um resumo de cada candidato.

Além disso, os programas completos exibidos na Boqnews TV e disponíveis nas redes sociais do Boqnews.

Lembrando que a partir de segunda (16), às 9 horas, começam as entrevistas com os quatro candidatos a vice.

Pela ordem, Audrey Kleys (vice de Rogério Santos), Marcio Aurélio (vice de Telma de Souza), Sadao Nakai (vice de Rosana Valle) e Henrique Gainet

Fernando Pinheiro

No quesito saúde, o candidato do Avante, Fernando Pinheiro, informa que é necessário contratar mais médicos e a valorização de todos profissionais da pasta. Já para acabar com as filas é preciso colocar a saúde digital (telemedicina). “Antes de você procurar uma Unidade Básica de Saúde, o médico vai te atender com qualidade”.

Dessa forma, na educação, ele cita que é preciso ampliação do acesso à educação tecnológica.

“A questão de tecnologia da informação precisa estar nas escolas, como aulas de empreendedorismo, de educação financeira, autoajuda, inteligência emocional e esporte. Tudo isso integrado”.

Sobre mobilidade urbana, ele cita que é preciso colocar semáforos inteligentes, implementação de um sistema integrado de transporte público e desenvolver aplicativo, que mostra quantas pessoas estão sentadas no ônibus, se está lotado ou não.

Resíduos sólidos

Em relação ao meio ambiente, o descarte final do lixo é necessário ouvir a empresa coletora sobre uma solução definitiva para esse problema.Outra proposta é desenvolver políticas de preservação ambiental, protegendo áreas verdes e biodiversidade da Cidade.

Com o esporte, deve melhorar o apoio ao atleta. “Os atletas serão tratados com decência e apoio”. E a cultura, deve haver apresentação de artistas de Santos, nas praias e morros, valorizando os artistas da Cidade. “Onde você leva cultura, música, a cidade tem um ambiente muito melhor”.

Rogério Santos

Na questão da saúde, o atual prefeito, que tenta a reeleição, destaca que os municípes podem aguardar avanços, com expansão da telemedicina. Em seu eventual segundo mandato, haverá a entrega de um Hospital Pediátrico na Zona Noroeste, com o avanço das policlínicas.”Tivemos a pandemia que represou consultas e exames que ficaram para depois. As cirurgias eletivas que estão surgindo agora. Precisamos equacionar isso e a melhor maneira é firmar parceria público privada. Estamos fazendo mutirões, usando sistemas, equipamentos e com esses mutirões precisamos que avance muito mais”.

Para educação, no seu segundo mandato, será garantida mais conteúdo focado na tecnologia e questão ambiental, economia, educação financeira, cidadania e melhorar ainda mais a qualidade do ensino no município.

E a garantia que os novos educadores iniciarão com carga horária maior ao entrar na prefeitura, além da consolidação e avanço das escolas em tempo integral.

Sobre segurança, ele cita que o objetivo é continuar investindo em tecnologia. “Estamos dobrando número de câmeras de segurança, temos inteligência artificial e reconhecimento facial. Vamos aumentar 45% do efetivo da GCM”.

Para o transporte público, é investimento em tecnologia como do Google com Waze, que, segundo Santos, com tais melhorias o fluxo do trânsito já melhorou em algumas avenidas, como na orla, com 50% melhor de fluidez. “O objetivo é sempre avançar em busca dessas alternativas tecnológicas”.

“Quanto ao meio ambiente, Santos é uma das primeiras a ter o plano municipal de mudanças climáticas, foram R$ 150 milhões em obras nos morros para que não ocorram desastres”, diz.

“Investimos na primeira estação elevatória na Zona Noroeste e estamos com recursos para mais quatro estações feitas pela Prefeitura e mais uma em parceria com o Governo do Estado”.

Habitação e esportes

Sobre moradias, ele cita que houve entrega de 1.460 moradias, juntando o Tancredo Neves III, Caneleira além de 198 unidades nos morros. Irá entregar mais 1.100 unidades com o Governo do Estado para o Dique da Vila Gilda.

Ele aborda que no Paquetá – onde estão os cortiços – estão sendo construídas 50 unidades e há o planejamento para a entrega de 400 unidades. No turismo, ele aborda que crescimento de 200% de frequência de turistas nos últimos 4 anos.

Sobre os esportes, ele cita que o objetivo é incentivar o esporte paralímpico nas escolas, inclusive com a construção de um centro de treinamento paralímpico.

Rosana Valle

Na saúde, Rosana aborda que fará auditorias nos contratos das OS (Organizações Sociais) e fiscalizações para verificar se elas realmente prestam os serviços contratados pela prefeitura. Além disso, a implementação da Telemedicina e a criação de um Centro de Atendimento ao Idoso.

Sobre educação, ela cita que a proposta de tempo integral não está ocorrendo de forma eficiente. “Vamos fazer a educação funcionar. Estudantes terão aula de reforço, de Matemática, Música e Esporte. Vamos trazer o pedagógico para esse período e as merendas têm que ser de qualidade”, ressalta.

Indagada sobre segurança pública, Rosana afirma que não é responsabilidade do Estado, mas que o município tem obrigação de colaborar com o que puder com a segurança pública.

“Faremos a GCM se tornar uma Polícia Municipal, dobraremos os números de GCMs, treinaremos para ajuda nossa polícia e fazer a GCM a ter essa busca ativa para separar quem é bandido no meio da população de rua. E temos que ampliar o consultório de rua, que hoje só existe um”.

Mobilidade urbana, habitação, meio ambiente e esportes

Rosana afirma que para o transporte precisa ser feita a integração das linhas de ônibus e o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos. “A nossa linha de transporte público está desorganizada. Iremos organizar, investir em semáforos inteligentes, fazer alinhamento do transporte coletivo para que atenda a população e integrar com VLT.”

Sobre moradia, ela cita que os imóveis estão cada vez mais caros e pessoas estão indo morar em outras cidades. Portanto, ela cita que moradia de médio padrão no Centro da Cidade é a que funcionará.

Com relação ao meio ambiente, o objetivo é estimular nas escolas a coleta seletiva, educação ambiental, realizando campanhas de incentivo à reciclagem além da contenção dos morros que precisa ser controlado constantemente.

Nos esportes, Rosana comenta que serão recuperados os ginásios esportivos, como Rebouças, Arena Santos, M Nascimento e Dale Coutinho.

Telma de Souza

Na saúde, Telma de Souza pretende credenciar e habilitar os Centros de Atenção Psicossociais Infantojuvenis (CAPSi) . Além disso, disponibilizar atendimento via Telemedicina.

Na educação, a candidata pretende inserir no currículo escolar o ensino de temas da atualidade, como Educação Midiática, Crise Climática e seus impactos, qualificação para o empreendedorismo, direitos da população e Planejamento Econômico.

Com a segurança, Telma deseja ampliar ações protetivas da Guarda Civil Municipal e apoiar financeiramente projetos voltados à produção de segurança urbana na cidade.

Assim, sobre a cultura, a candidata pretende fomentar programa de arte periférica, urbana e negra, com espaços para expressões o rap, slam, trap, batalha de rimas, grafite, dança de rua e funk.

Assim como implantar casas de cultura e centros de memória direcionados às culturas dos povos originários e de outras culturas tradicionais e populares.

Esportes

Já para o esportes, a candidata pretende requalificar centros esportivos, como Rebouças, M. Nascimento e Arena Santos, para que sirvam de pólos de treinamento e formação em esportes olímpicos e paraolímpicos para os jovens de destaque no Plano Santos Olímpica e Paraolímpica.

Além disso, sobre mobilidade urbana, ela tem como objetivo a integração física dos ônibus municipais com os demais modais, como ônibus/VLT, ônibus/barcas, ônibus/bicicletas.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.