Um dos mais influentes fundadores do PSDB em Santos, o vereador Carlos Teixeira Filho, o Cacá, garante que o PSDB santista entrará na disputa eleitoral com chapa completa tanto para deputado federal como estadual, algo que não ocorre desde 2014.
Na ocasião, foram candidatos o ex-prefeito João Paulo Tavares Papa (eleito) e o ex-presidente da Câmara, Sadao Nakai, não eleito a despeito dos quase 50 mil votos obtidos.
Cacá aposta nos nomes dos dois ex-prefeitos santistas como pré-candidatos da legenda para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa, respectivamente.
O vereador crê na permanência do ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa, pré-candidato a deputado federal, no PSDB.
E o lançamento do nome do ex-prefeito e deputado federal João Paulo Tavares Papa à Assembleia Legislativa.
No entanto, Barbosa estaria sendo sondado por outras legendas, como o PSD e MDB.
Qualquer mudança de partido deverá ocorrer até 1º de abril, quando ocorre a janela partidária, conforme deliberado pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Ou seja, pré-candidatos poderão mudar de legenda até esta data.
Até lá, os bastidores da política fervem.
Convites
Aliás, nos últimos dias, Barbosa se reuniu com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).
Nos bastidores, Barbosa tem dito a amigos que não seguirá os passos do ex-governador Geraldo Alckmin, a qual foi secretário de Estado.
O ex-governador saiu do PSDB e migrou para o PSB, conforme anunciado hoje na imprensa.
Assim, Alckmin abre as portas para ser vice do ex-presidente Lula em uma chapa PT-PSB, que pode virar até federação – o que garantia um ‘contrato de fidelidade’ pelos próximos quatro anos.
Algo, aliás, com impactos nas eleições municipais de 2024.
Afinal, o PSB já tem uma deputada eleita – Rosana Valle, que tentará a reeleição.
Além disso, dependendo do resultado das urnas em 2022, poderá sair fortalecida como um nome em potencial para disputar a prefeitura santista em 2024.
Outros assuntos
Durante o Jornal Enfoque – Manhã de Notícias, o vereador também discorreu sobre o atual cenário do PSDB, que vive o dilema na eventual candidatura de João Doria à presidência.
“O patamar do Doria não cresce. Assim, não se descarta a possibilidade dele se lançar ao Senado”, disse.
De qualquer maneira, ao que parece, o nome do Rodrigo Garcia estaria mantido como pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes.
Mas, como diria Magalhães Pinto, ‘política é como nuvem’.
Muda de acordo com o vento.

Vereador Cacá Teixeira participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de hoje, com apresentação do jornalista Francisco La Scala Jr. Foto: Felipy Brandão
Santa Casa
Vice-provedor da Santa Casa de Santos, Teixeira Filho também falou dos desafios que o hospital tem enfrentado em razão dos atrasos nos repasses da tabela SUS e a preocupação com a alta inflacionária decorrente da elevação dos custos em razão da guerra Ucrânia-Rússia.
“Nossas contas hoje estão equilibradas graças ao esforço do provedor (Ariovaldo Feliciano) e de toda a equipe”, salienta.
Além disso, ele também falou das perspectivas para o Escolástica Rosa, que está passando por um processo de restauração após parceria firmada com um empresário ligado ao setor de museu.
“Nem todo o Escolástica Rosa é tombado”, salienta o gestor.
Ou seja, o tombamento pelo patrimônio histórico atinge a fachada, a capela e a casa do zelador.
“O restante pode ser alterado”, salientou.
Assim, propostas têm sido encaminhadas ao hospital, dono da área, conforme testamento de João Octávio dos Santos, nascido exatamente em 8 de março de 1830, cujo objetivo é garantir cursos profissionalizantes para menores.
“Estamos ouvindo muitas propostas, até da construção de um shopping”, salientou.
Ele ressalta que o espaço também deverá abrigar cursos profissionalizantes, conforme previsto no testamento do doador como forma de geração de empregos e oportunidades.
O local, em frente à praia da Aparecida, ocupa um espaço privilegiado na orla santista. (saiba mais aqui).
Cacá também falou sobre a votação do projeto do Executivo sobre o reajuste dos servidores (10,06%), investimentos do hospital e outros temas.