Após 20 anos, os eleitores de Santos voltam a sentir o clima de uma disputa de segundo turno pela Prefeitura.
De um lado está o atual chefe do Executivo, Rogério Santos (Republicanos).
Do outro, a deputada federal Rosana Valle (PL).
A decisão de quem irá governar a Cidade pelos próximos quatro anos será revelada na noite do próximo dia 27.
Os resultados do primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro, mostram que o atual gestor municipal saiu vencedor nessa batalha inicial, mas por uma margem estreita: apenas 1.499 votos a mais que a parlamentar.
Os números mostram que qualquer vacilo nessa reta final de campanha pode custar caro.
Diante desse cenário de equilíbrio, surge a pergunta: como os moradores do meu bairro e do meu local de votação se manifestaram no pleito?
Para responder a essa questão, nossa Reportagem preparou um compilado detalhado do desempenho dos candidatos em cada um dos 121 colégios eleitorais do Município.
Portanto, ao analisar os resultados, nota-se que o atual chefe do Executivo teve a preferência do eleitorado na Zona Noroeste e Morros, enquanto a parlamentar foi melhor na região da Orla e na Zona Intermediária.
Assim, Rogério ganhou em 20 bairros.
Já Rosana, em 14.
Por zonas
Na 118º Zona Eleitoral (ZE), que abrange a Zona Noroeste e a maior parte dos Morros, ele ficou na liderança em 19 territórios, exceto na Encruzilhada e Monte Cabrão, na Área Continental.
Na 272ª ZE, Rosana ganhou em todos os cinco bairros (Aparecida, Embaré, Estuário, Macuco e Ponta da Praia).
Por sua vez, na 273ª ZE, ela superou o adversário em sete das oito localidades. No Morro do José Menino, o prefeito ficou na frente.
Em números absolutos, a maior vitória do integrante do Republicanos foi verificada no Rádio Clube, onde ele abriu uma vantagem de 2.593 votos para a concorrente (5.327 contra 2.734).
É nesse bairro onde está concentrada a maior parte do Dique da Vila Gilda.
O prefeito focou muito a campanha nos investimentos e ações realizadas nessa área.
Ponta da Praia
Curiosamente, foi na outra extremidade da Cidade onde Rosana teve a maior diferença de votos sobre o concorrente deste segundo turno.
Na Ponta da Praia, ela conquistou 2.258 sufrágios a mais (10.355 contra 8.097).
Uma das principais lideranças do bairro é o ex-presidente da Câmara e ex-secretário de Esportes, Sadao Nakai (MDB), o vice de sua chapa.
Do ponto de vista proporcional, a maior vitória de Rogério ocorreu no São Manoel, ao obter 30,6 pontos percentuais a mais de votos que Rosana (54,89% x 24,29%).
Ele também conseguiu ter mais de 50% dos sufrágios válidos (excluindo brancos e nulos) na Areia Branca, Bom Retiro, Caruara, Castelo, Centro, Chico de Paula, Morro do São Bento, Piratininga, Rádio Clube e Valongo.
Rosana, por sua vez, não ultrapassou a marca de 50% dos votos válidos em nenhum bairro, mas chegou perto de atingir esse patamar na Ponta da Praia, onde teve 10,6 pontos percentuais de sufrágios acima do atual chefe do Executivo (48,8% x 38,2%).
A influência de Telma
Terceira colocada nas eleições municipais deste ano, a ex-prefeita e vereadora Telma de Souza (PT) conquistou 31.423 votos.
Dessa forma, os eleitores dela serão fundamentais na definição do próximo chefe do Executivo.
Assim, a maioria desses sufrágios se concentra nos bairros da Aparecida (3.144), Ponta da Praia (2.599) e Embaré (2.446).
Proporcionalmente, a petista obteve o melhor desempenho no São Manoel (19,73%).
Depois, aparecem Piratininga (19,22%) e Chico de Paula (17,81%) – todos os bairros da Zona Noroeste.
Nando Pinheiro (Avante) foi o quarto colocado na disputa pelo Executivo municipal ao obter 1.565 votos.
Ele superou a marca de 1% dos sufrágios válidos no Morro do José Menino (1,35%), Macuco (1,33%), Valongo (1,09%) e São Manoel (1,09%).
Análise por colégio eleitoral
Embora Rogério tenha liderado na contagem total de votos por bairro, Rosana saiu vitoriosa em 63 colégios eleitorais contra 58 do atual prefeito.
A 118ª ZE, que abrange a Zona Noroeste e Morros, teve o prefeito na dianteira em 47 colégios.
Para facilitar a análise, a Reportagem preparou um mapa e uma consulta interativa para você verificar o desempenho de cada candidato ao Executivo em sua localidade.
Assim, em números absolutos, as maiores diferenças de voto favoráveis ao prefeito sobre Rosana foram verificadas na Escola Estadual (EE) Professora Zulmira Campos (669), no Castelo.
Ainda: a Unidade Municipal de Educação (UME) José Carlos de Azevedo Júnior (645), no São Manoel, e na UME Pedro Professor Pedro Crescenti (640).
Em contrapartida, Rosana teve uma maior vantagem em relação ao integrante do Republicanos no Colégio do Carmo (852), na Ponta da Praia.
Além do Colégio Objetivo (411), no Embaré, e no Colégio Objetivo/Unip da Ponta da Praia (395).
As menores distâncias entre eles ocorreram na Escola Regina Altman (dois votos a mais para Rogério – 113 a 111).
Houve uma distância de quatro sufrágios, sendo uma favorável à deputada (UME Monte Cabrão, na Área Continental – 131 a 127) e outra para o chefe do Executivo (Colégio Onis, na Ponta da Praia – 327 a 323).
Assim, ao verificar os dados por colégio eleitoral referentes ao primeiro turno, é possível identificar que Rogério teve 98 sufrágios a menos do que adversária do PL no Colégio Presidente Kennedy, na Pompeia (1.101 a 1.003), onde ele vota.
Aliás, outra curiosidade está relacionada a Nando Pinheiro.
Dos 121 colégios eleitorais, ele somente não recebeu votos na Escola Saint Mary’s, na Pompeia.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.