Resultados mostram que eleitores da esquerda votam em candidatos do mesmo grupo | Boqnews
Foto: Divulgação candidatos

Análise pós-eleição

11 DE OUTUBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Resultados mostram que eleitores da esquerda votam em candidatos do mesmo grupo

A vereadora Telma de Souza obteve praticamente o mesmo volume de votos que os candidatos ao Legislativo dos partidos da base de apoio

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Diante da diferença de apenas 1.499 votos entre o prefeito Rogério Santos (Republicanos) e a deputada federal Rosana Valle (PL), os sufrágios dos eleitores que votaram em candidatos de esquerda terão peso fundamental nas eleições em Santos.

Este cenário fica claro quando comparamos a votação entre os quatro candidatos ao Executivo e os votos dados aos partidos de suas bases de apoio.

Portanto, aqueles  com viés ideológico mais à esquerda são os ‘mais fieis’ na hora de escolher seus representantes.

Ou seja, votaram em candidatos alinhados com o mesmo perfil.

Tanto para o Executivo, como para o Legislativo.

E serão eles que terão grandes chances de decidir o rumo que a Cidade terá a partir de 1º de janeiro.

Por exemplo, a candidata do PT, Telma de Souza, obteve 31.423 votos no primeiro turno.

Por sua vez, os candidatos a vereador dos seis partidos da sua base de apoio receberam 31.953 votos – uma diferença de meros 530 votos (1,6%).

Isso significa dizer que o eleitor de esquerda tende a ser mais ideológico que os demais, o que certamente demonstrará uma tendência de voto no segundo turno.

Do total de votos ao Legislativo, o PT obteve 16.377, o PSOL, 13.182, o PCdoB, 1.163, o PDT, 751, a Rede, 241, além do PCB, 239.

Ao todo,  o grupo elegeu três vereadores: Dr. Caseiro, que estreia a volta de um médico à Câmara, e Francisco Nogueira, ambos do PT.

E Débora Camilo, do PSOL, campeã de votos nesta eleição, com 8.016 votos.

Vereadora e ex-candidata à prefeita Telma de Souza (PT). Seus votos são os mais fieis na relação com os candidatos ao Legislativo. Foto: Carla Nascimento

Qual caminho a seguir?

Em nota à Imprensa, a vereadora e ex-prefeita de Santos, Telma de Souza, informou que irá se reunir ‘nos próximos dias’, com os partidos que compuseram a coligação A Santos que a Gente Quer, para, ‘juntos, definirem o posicionamento do segundo turno da eleição municipal’.

Telma defende a unidade do coletivo “para que as propostas e o ideário da sua representação política sejam considerados para qualquer decisão que vier a ser tomada”.

Durante várias entrevistas, inclusive para o Jornal Enfoque, Telma enfatizou que seu papel também seria o de combater ‘o avanço do bolsonarismo’ em Santos, em clara alusão ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A previsão é que Telma anuncie a decisão no início da próxima semana.

É possível, aliás, que ocorra uma entrevista coletiva à Imprensa.

No entanto, ainda que a decisão da candidata do PT não tenha se tornado pública até o momento, o ex-vereador e médico infectologista, Evaldo Stanislau, já tomou sua decisão e a tornou pública nesta sexta.

Médico infectologista e ex-vereador Evaldo Stanislau já tornou público seu apoio à candidatura do prefeito Rogério Santos no segundo turno. Foto: Reprodução

Apoiador de Telma no primeiro turno, ele escreveu um longo texto em suas redes sociais usando argumentos especialmente com dados e informações em relação à pandemia da Covid-19, com críticas ao Governo Federal na ocasião.

E expressou seu apoio ao prefeito Rogério Santos e Audrey Kleys, sua vice.

“Embora eu não pense igual ou concorde com tudo que o prefeito Rogério faz, enxergo nele as melhores condições para seguir no governo. E também porque estive lado a lado com ele, então secretário de Governo, formulando políticas de saúde, lutando por testagem, leitos e vacinas, além de terapia. E se a sua administração não está isenta de críticas, é certamente boa e poderá ser melhor em um segundo mandato”, escreveu.

Outros candidatos

Outro candidato que teve uma boa relação entre votos para o Executivo e Legislativo foi Nando Pinheiro, que obteve 1.565.

Os candidatos do seu partido, Avante, atingiram, juntos, 1755 votos. (89,2% do total).

Por sua vez, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) obteve 101.498 votos.

Enquanto isso, os candidatos ao Legislativo dos partidos da base de apoio tiveram 145.288 votos. (69,8%).

Os vereadores do Podemos garantiram 23.115 votos; PP, 22.552; PSD, 20.351; União, 18.762; Republicanos, 18.272; PSB, 17.296.

E PSDB, 12.300; Novo, 7.978, Solidariedade, 2.666 e PRTB, 1.996.

Ao todo, os partidos fizeram 14 das 21 cadeiras.

Ou seja, em tese, 43.790 eleitores votaram em um candidato ao Legislativo de um dos partidos de apoio ao prefeito, mas em outro nome para o Executivo.

Rosana Valle

Assim, a candidata Rosana Valle se tornou a maior beneficiária.

Afinal, ela obteve 99.999 sufrágios, mas os partidos de sua base de apoio, somados, ficaram com 48.175 votos.

Os partidos de apoio garantiram-lhe 4 cadeiras na Câmara, todas do PL.

Ou seja, 51.284 sufrágios adicionais de eleitores que votaram nela, mas em vereadores de outras legendas não alinhados à sua candidatura.

O dobro, praticamente.

PL, líder de votos, com 34.423; seguido pelo MDB, com 7.308; PRD, 5.256 e Mobiliza, com 1.188.

Portanto, ainda que os votos para o Executivo e Legislativo permitam uma série de combinações, fica claro que os sufrágios justamente dos eleitores mais cobiçados são justamente os de viés à esquerda ou centro-esquerda.

Com as pesquisas para o segundo turno que começarão a ser divulgadas neste final de semana, será possível identificar quais as tendências serão seguidas.

Vale lembrar que a Paraná Pesquisas, que havia registrado pesquisa no último sábado e a divulgaria nesta sexta, acabou retirando-a do ar junto à Justiça Eleitoral, sob alegação que não houve tempo hábil de conclui-la.

Assim, nem há previsão de nova rodada de levantamentos no Município, ao contrário do que ocorreu em outras cidades.

O PL, partido da deputada, era o financiador de boa parte das pesquisas da empresa em Santos.

Ao todo, a Paraná realizou cinco levantamentos em Santos.

Aliás, todas registradas sob os números SP-2019/24, SP-00440/24, SP-07772/24, SP-07284/24 e SP-07755/2024, entre os meses março, abril, junho, julho e agosto.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.