PL quer anular 280 mil urnas eletrônicas, alterando o resultado das eleições | Boqnews
Valdemar Costa Neto, presidente do PL - Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil

Eleições 2022

22 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

PL quer anular 280 mil urnas eletrônicas, alterando o resultado das eleições

Segundo o presidente do partido, laudo técnico é de uma auditoria realizada pela entidade Instituto Voto Legal, contratada pelo PL.

Por: Heloisa Cristaldo
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, anunciou nesta terça-feira (22) que a sigla entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O objetivo é  anular votos de cerca de 280 mil urnas eletrônicas usadas no segundo turno das eleições, no último dia 30 de outubro.

O documento aponta que “em todas as 279.336 urnas eletrônicas dos modelos UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015, utilizadas no Segundo Turno das Eleições Gerais de 2022”  tiveram inconsistências.

Segundo o presidente do partido, laudo técnico de uma auditoria realizada pela entidade Instituto Voto Legal, contratada pelo PL.

Assim, ele indica evidências de mau funcionamento de urnas eletrônicas, por meio de eventos registrados nos arquivos logs de urna.

Eles são os registros com dados dos equipamentos eleitorais.

As falhas teriam ocorrido apenas no segundo turno das eleições, em cinco dos seis modelos usados.

“Nós do PL não somos especialistas em segurança de dados, por isso fomos atrás de técnicos que fizessem esse trabalho para garantir a transparência do processo eleitoral”, disse Costa Neto.

“Até porque eu, Valdemar, fui eleito com urna eletrônica, e a bancada do PL foi eleita por urna eletrônica, as bancadas do PL foram eleitas por urna eletrônica”.

“Então, é natural que se peça um trabalho de fiscalização para que não fique nenhuma dúvida em relação ao nosso sistema eleitoral”, disse.

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, fala com a imprensa no Centro de Eventos e Convenções Brasil, em Brasília. Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil

Bolsonaro e Lula

O relatório aponta que, a partir da auditoria realizada apenas com base nos resultados decorrentes das urnas do modelo UE2020.

Ao todo, elas representam  40,82% do total das urnas utilizadas no segundo turno.

Assim, Jair Bolsonaro teria 26.189.721 votos.

E 25.111.550 votos ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Como resultado: 51,05% dos votos válidos para Bolsonaro, e 48,95% para Lula.

“Esse relatório não expressa a opinião do Partido Liberal, mas é o resultado de estudos elaborados por especialistas graduados em uma das universidades mais respeitadas do mundo e que, no nosso entendimento, deve ser analisado pelos especialistas do TSE de forma que seja assegurada e resguardada a integridade do processo eleitoral”, argumentou o presidente do PL.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.