O deputado federal Geninho Zuliani, do União Brasil, será o candidato a vice e o ex-secretário de saúde da capital Edson Aparecido, do MDB, foi escolhido como nome para o Senado na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB) para concorrer nas eleições de outubro em São Paulo.
O anúncio foi confirmado nesta quinta-feira (4) pela pré-campanha, que além de PSDB, União Brasil e MDB, também reúne Podemos, Cidadania, Solidariedade, PROS, Avante, Patriota e PP.
Geninho Zuliani nasceu em Ribeirão Pires e se mudou ainda na infância para Olímpia, onde fez carreira política como vereador e prefeito da cidade.
Ele é formado em Gestão Pública pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e pós-graduado em Master em Liderança e Gestão pelo CLP (Centro de Lideranças Públicas).
A primeira eleição como vereador de Geninho ocorreu em 1996 e, após ser reeleito, se tornou presidente da Câmara.
Após isso, ele disputou a eleição para o Executivo e tornou-se o mais jovem prefeito da cidade nas eleições de 2008. Reelegeu-se em 2012.
Em 2018, ele concorreu para deputado federal. Foi eleito com quase 90 mil votos.
Já Edson Aparecido nasceu em São Paulo, no ano de 1957, iniciou sua trajetória política na década de 1970, ao participar dos movimentos estudantis e do Movimento Diretas Já. É formado em História pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Ele participou da coordenação da campanha de Mário Covas para presidente em 1989.
Edson foi secretário de Desenvolvimento Metropolitano em 2011 e, em seguida, secretário de Estado da Casa Civil, permanecendo até 2014 no cargo. Voltou para a Casa Civil em 2015 e deixou o cargo em 2017 para assumir a Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação). Foi em 2018 que assumiu a Secretaria de Saúde da capital.