15 momentos que marcaram as Olimpíadas de Tóquio | Boqnews
Foto: Divulgação

Esportes

09 DE AGOSTO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

15 momentos que marcaram as Olimpíadas de Tóquio

Jogos entraram para a história

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os Jogos Olímpicos de Tóquio chegaram ao fim neste domingo (8).

A edição que entrou para a história diante das circunstâncias, foi positiva para o Brasil que alcançou a melhor participação, com 21 medalhas no total.

Ao longo da competição, diversos momentos marcaram os Jogos e serão sempre lembrados.

Saúde Mental

Simone Biles conquistou a medalha de bronze/Foto: Divulgação

Pela primeira vez, a saúde mental dos atletas ganhou os holofotes. Um dos maiores nomes da competição, a norte-americana Simone Biles desistiu de disputar diversas provas na ginástica artística, alegando que era preciso cuidar de sua saúde mental.

Simone Biles ganhou mensagens de apoio do mundo todo pelas redes sociais, cotada para conquistar várias medalhas de ouro, ela acabou ficando com o bronze na trave, porém saiu como vencedora dos Jogos.

Pandemia

Arquibancadas vazias, protocolos rígidos, manifestação contra as Olimpíadas, casos positivos de atletas e recorde de casos em Tóquio, foram algumas das marcas que a Covid-19 deixou nos Jogos.

Disputa até o fim

Estados Unidos e China fizeram uma batalha histórica pela liderança no quadro de medalhas, que só foi decidido no último dia de competição.

Os Estados Unidos conseguiram ultrapassar os chineses e ficaram em 1° lugar com 39 medalhas de ouro, 41 de prata e 33 de bronze. Enquanto a China teve um ouro a menos.

Fim da Hegemonia

As Olimpíadas de Tóquio pois fim a uma série de hegemonias, como a derrota do bicampeão olímpico Teddy Riner da França, que ficou com o bronze no judô na categoria peso pesado.

Outro exemplo é a equipe da Rússia na ginástica rítimica que tinha seis títulos consecutivos, mas viu a Bulgária conquistar o ouro nesta edição. Além disso, temos o vôlei masculino do Brasil, o atletismo masculino da Jamaica e a nadadora dos Estados Unidos, Katie Ledexky, que não é mais soberana na modalidade.

Show de Imagens

Ana Marcela brilhou nas águas/Foto: Jonne Roriz/COB

Cada foto, ângulo e detalhe são incríveis nos Jogos Olímpicos, uma das imagens que mais chamaram a atenção foi da nadadora Ana Marcela Cunha ao lado de um peixe.

A atleta acabou conquistando o ouro na maratona aquática para o Brasil.

Comitê Russo

Uma das curiosidades foi a delegação do Comitê Olímpico Russo (ROC), o motivo para o fato inusitado é que a Rússia teve um escândalo de doping, assim para não punir os atletas que seguiram os protocolos, o COI  realizou esta mudança.

Uma modalidade jovem

Um dos objetivos do COI em incluir o skate nas Olimpíadas foi buscar a presença dos mais jovens e isso seu resultado, além de ter sido um sucesso de audiência, a modalidade na categoria street teve as três medalhistas com menos de 18 anos, como Rayssa Leal de apenas 13 anos que ficou com a prata.

Ouro dividido

Itália e Catar dividiram o ouro no salto em altura/Foto: Divulgação

No salto em altura masculino, o atleta da Itália, Gianmarco Tamberi e Essa Barshi, do Catar optaram por dividir a medalha de ouro, após cravarem a mesma marca (2,37 m).

O abraço dos atletas que são amigos foi um dos momentos mais emocionantes do jogos.

Ajuda?

A arbitragem de algumas modalidades nos Jogos Olímpicos viraram o centro de debate nas redes sociais, muitos torcedores apontaram favorecimento dos juízes para o Japão em algumas esportes, como no surf, skate e boxe.

País da velocidade

Quando se fala em velocidade na Itália, geralmente se pensa na fórmula 1 com a ferrari. Porém não é só no automobilismo, o país conseguiu o ouro nos 100 m rasos masculino com Marcell Jacobs e no revezamento 4 x 100, numa disputa emocionante contra a Grã-Bretanha.

Recordes

Os recordes fizeram parte dos Jogos Olímpicos, um dos mais marcantes foi do norueguês Karsten Warholm que fechou a prova dos 400 m com barreira em 45.94 segundos.

Superação

Apesar da queda, a holandesa Sifan Hassan conseguiu se recuperar e ainda venceu a bateria na prova dos 5000m rasos.

Surpresas

O esporte é uma caixinha de surpresas, as canadenses não eram as favoritas para o ouro no futebol feminino.

Contudo, o time se superou e conseguiu derrotar o Brasil nas quartas, Estados Unidos na semifinal e Suécia na grande decisão.

Curiosidades

O que fazer para passar o tempo antes da prova? O atleta da Grã-Bretanha, Tom Daley do salto ornamental resolveu tricotar um casaco de lã, a imagem ganhou repercussão na internet.

Brasil

Hebert Conceição conseguiu o ouro com um nocaute/Foto: Wander Roberto/COB

As 21 medalhas conquistadas pelo Brasil serão sempre lembradas, o País superou as expectativas e terminou os Jogos em 12° lugar no quadro de medalhas.

Para cada medalha, uma história, uma emoção, mas o mesmo significado.

Confira os medalhistas.

Ouro

  • Ítalo Ferreira (surf)
  • Rebeca Andrade (ginástica artística, salto)
  • Martine Grael e Kahena Kunze (vela)
  • Ana Marcela Cunha (maratona aquática)
  • Isaquias Queiroz (canoagem)
  • Hebert Conceição (boxe)
  • Futebol Masculino

Prata

  • Kelvin Hoefler (skate street)
  • Rayssa Leal (skate street)
  • Rebeca Andrade (ginástica artística, individual geral)
  • Pedro Barros (skate park)
  • Beatriz Ferreira (boxe)
  • Vôlei feminino

Bronze

  • Daniel Cargnin (judô)
  • Fernando Scheffer (natação)
  • Mayra Aguiar (judô)
  • Laura Pigossi e Luísa Stefani (tênis)
  • Bruno Fratus (natação)
  • Alison dos Santos (atletismo)
  • Thiago Braz (atletismo)
  • Abner Teixeira (boxe)

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.