Alunos jogam tamboréu no intervalo de escola de Santos | Boqnews

Esportes

31 DE JANEIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Alunos jogam tamboréu no intervalo de escola de Santos

O professor de educação física, José Tadeu Moraes Ferreira, teve a ideia de adaptar uma rede de vôlei e utilizá-la como de tamboréu durante o intervalo das aulas do colégio Marza, no Gonzaga, em Santos. O objetvo de Ferreira era entreter os alunos de uma maneira diferente. “Pensei em criar uma situação diferente durante o […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O professor de educação física, José Tadeu Moraes Ferreira, teve a ideia de adaptar uma rede de vôlei e utilizá-la como de tamboréu durante o intervalo das aulas do colégio Marza, no Gonzaga, em Santos. O objetvo de Ferreira era entreter os alunos de uma maneira diferente. “Pensei em criar uma situação diferente durante o horário do recreio, pois observei que havia certa ociosidade durante o intervalo das aulas. O que sinceramente não esperava era todo esse sucesso entre os alunos, que descobriram um jeito de praticar uma modalidade com alegria e descontração”, afirmou o professor.


Em pouco tempo, toda essa empolgação entre os estudantes acabou transcendendo os muros da escola e foi parar nas areias das praias, em competições oficiais organizadas pela Associação Nacional de Tamboréu (ANT). Já no primeiro ano, em 2009, os alunos atletas atuaram em alguns torneios conseguindo um excelente desempenho. “Eles nos ajudaram no processo de renovação implantado pela entidade, pois além de um numero elevado de jovens nos torneios, tiveram um papel importante de incentivadores do esporte entre os amigos”, analisou o presidente da ANT, Mauricio Fernandes.


Nesse ano, os atletas continuaram com a mesma motivação e o resultado não poderia ser outro: vitórias nas principais competições. No último torneio, o tradicional A Tribuna Terracom de Tamboréu, foi o grande vencedor entre as categorias menores. Para a coordenadora pedagógica do Marza, Wanda Pinheiro Gonçalves, a ideia da implantação da modalidade trouxe benefícios importantes no ambiente escolar. “A gente tenta observar o aluno como um todo. Questões como amizade, trabalho em equipe e desenvolvimento físico e mental são tratados de forma única. E a implantação de uma nova modalidade originou um ganho em todos esses setores”, definiu a coordenadora, ao explicar que além do tamboréu, o colégio proporciona aos alunos a pratica de outras modalidades, como handebol, vôlei, basquete, futsal, tênis de mesa, caratê e xadrez, bem como atividades culturais.


A atitude já está dando frutos. Lorena Navas, Marcela Higashionna e Fernanda Gerevine estão sempre juntas, principalmente quando estão jogando tamboréu. “O tamboréu uniu a nós e também nossas famílias. Hoje, antes de cada jogo, dormimos uma na casa da outra, e aproveitamos para conversar sobre a partida que iremos atuar. Tudo com a aceitação de nossos pais que acreditam no nosso potencial”, disse Fernanda. A empolgação do trio resultou na conquista do título do 43º Torneio Popular A Tribuna Terracom na categoria sub-14. “Jogamos muito bem durante todo o campeonato e merecemos essa vitória, apesar da partida final ter sido bastante dura”, analisou Lorena.


Outra revelação é o garoto Luan de Abreu, de 14 anos. Vencedor na mesma categoria das meninas, ao lado de Vitor Carvalho, que também iniciou na modalidade na escola, o atleta já é considerado uma promessa do esporte pela sua habilidade e força ao bater na bolinha durante as partidas. “Procuro treinar bastante para tentar crescer no tamboréu. Quero ser um jogador de ponta”, definiu Luan.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.