Árbitro ignora suposto caso de racismo em jogo da Série B | Boqnews
Foto: Divulgação

Futebol

29 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Árbitro ignora suposto caso de racismo em jogo da Série B

Durante o confronto, o atacante Francis, do Boa Esporte, acusou o zagueiro Antônio Carlos, do Avaí, de tê-lo ofendido

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O árbitro Guilherme Ceretta de Lima não relatou na súmula o suposto caso de racismo no jogo entre Avaí e Boa Esporte, realizado no último sábado (26), em Florianópolis, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
De acordo com a súmula apresentada no site da CBF, não houve nenhuma ocorrência na partida.

Durante o confronto, o atacante Francis, do Boa Esporte, acusou o zagueiro Antônio Carlos, do Avaí, de tê-lo chamado de “macaco do caralho”. Imagens da SporTV mostram o suposto momento da agressão verbal.

Francis registrou boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia da Capital, no centro de Florianópolis. A suposta ofensa teria acontecido após uma disputa de bola entre os jogadores e, de acordo com o boletim, o atacante teria reclamado do ocorrido com o árbitro, que teria pedido a continuidade do jogo.

Por meio de nota, o Boa disse repudiar o “infeliz ato de racismo” e esperar uma “posição exemplar” da justiça.
Por meio da assessoria de imprensa, o Avaí afirmou que a diretoria do clube conversou com o zagueiro, que negou ter feito o xingamento racista.

A equipe catarinense ainda declara que fatos como este sejam utilizados com o intuito de causar confusão, obter vantagem ou prejudicar os clubes na disputa dos campeonatos.

O procurador geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt, disse que já solicitou as imagens da suposta ofensa racista. De acordo com Schmitt, mesmo que Antônio Carlos seja declarado culpado de injúria racial pelo STJD, o Avaí não corre risco de ser punido.

O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que se o ato é praticado por “atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica” a pena é uma suspensão de cinco a dez partidas, além de multa de R$ 100,00 a R$ 100.000,00.

O clube só é passível de punição quando a ofensa racial é “praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”.

O Grêmio, por exemplo, perdeu três pontos e foi eliminado da Copa do Brasil por gritos racistas de um grupo dos seus torcedores dirigidos ao goleiro Aranha, do Santos, em agosto.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.