A última rodada do Brasileirão 2024 promete fortes emoções. Com os jogos marcados para domingo, às 16h, quatro times, Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR e Bragantino, disputam a permanência na elite do futebol nacional. Apenas três continuarão na Série A, enquanto um será rebaixado para a Série B em 2025.
Os confrontos decisivos
O principal duelo da rodada será entre Atlético-MG e Athletico-PR, em Belo Horizonte, na Arena MRV. O confronto direto definirá o destino de ambas as equipes. Quem vencer garante a permanência, mas o empate pode complicar a vida dos dois, dependendo dos outros resultados. O jogo, no entanto, será realizado sem a presença de público.
Enquanto isso, o Fluminense enfrenta o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo. O time carioca precisa de pelo menos um empate para se manter na Série A, mas terá pela frente um adversário que ainda briga pelo título brasileiro. Já o Bragantino jogará em casa contra o Criciúma, que já está garantido na Série A do ano que vem.
Possibilidades e critérios de desempate
O cenário de rebaixamento depende de uma combinação de resultados. Em caso de empate de pontos entre os times, o número de vitórias e o saldo de gols serão os critérios de desempate.
Por exemplo, se o Fluminense empatar e o Bragantino vencer, ambos chegarão a 44 pontos. Nesse caso, o Fluminense levaria vantagem por ter uma vitória a mais. Porém, para que os dois se salvem, é necessário que haja um vencedor no confronto direto entre Atlético-MG e Athletico-PR.
Se o Athletico-PR vencer esse jogo, o Atlético-MG será rebaixado, pois ficaria atrás nos critérios de desempate. Atualmente, tanto Bragantino quanto Atlético-MG possuem um saldo negativo de oito gols, mas uma derrota mineira combinada com uma vitória paulista aumentaria ainda mais a desvantagem do Galo.
Porcentagem
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, o Red Bull Bragantino é o time que corre o maior risco: são 67,9% de chances de queda. O Massa Bruta enfrentará o rebaixado Criciúma e precisa vencer a qualquer custo para não ser rebaixado.
Após derrota para o Red Bull Bragantino, o Athletico-PR tem 16,8% de chances de descenso. O Furacão terá confronto direto contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
O Fluminense venceu o Cuiabá e precisa, ao menos, empatar com o vice-líder Palmeiras. O Tricolor tem 11.5% de chances de rebaixamento.
Por fim, o Atlético-MG tem 3,8% de chances de queda.
Comparação ao ano passado
No mesmo cenário em 2023 o Santos FC que foi rebaixado tinha 43 pontos na última rodada igual o Fluminense nesta temporada.
Além disso, o time do Athletico-PR está com 42 pontos igual o Vasco da Gama do ano anterior.
Outro time que está na luta é o RB Bragantino que conta com 41 pontos igual o time do Bahia de 2023.
Já, o Atlético-MG atualmente está com 44 pontos e seu rival Cruzeiro estava com 46 pontos no Campeonato Brasileiro do ano passado.
Análise e projeções
As chances de cada time são calculadas com base em modelos estatísticos avançados, que utilizam dados de mais de 4.500 partidas desde 2013. Esses modelos analisam a produtividade ofensiva e defensiva de cada equipe, considerando fatores como mando de campo e desempenho recente, e fazem simulações de 10 mil cenários possíveis para cada confronto.
Além da briga contra o rebaixamento, a rodada também traz decisões importantes na parte de cima da tabela. O Palmeiras ainda sonha com o título, mas precisa vencer o Fluminense e torcer por uma derrota do Botafogo para o São Paulo.
A corrida pela Libertadores
Na disputa pela última vaga na Libertadores, o Bahia surge como favorito. O time baiano enfrenta o já rebaixado Atlético-GO em casa e tem um ponto de vantagem sobre o Cruzeiro, que visitará o Juventude. A expectativa é de que a definição dessa vaga também seja um dos pontos altos da rodada final.
Com tantos cenários em aberto, a última rodada promete ser uma das mais emocionantes da história recente do Brasileirão, com decisões impactando tanto o título quanto o rebaixamento e vagas em competições continentais.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.