Basquete santista volta a disputar Campeonato Brasileiro após 20 anos | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Esportes

15 DE FEVEREIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Basquete santista volta a disputar Campeonato Brasileiro após 20 anos

Time santista estreia em março no Brasileiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após 20 anos, o basquete masculino santista está de volta ao Campeonato Brasileiro da modalidade. Nesta terça-feira (15), a equipe Memorial/Fupes/Santos foi apresentada oficialmente, no Paço Municipal. O time disputará  a competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O vencedor poderá ingressar no NBB, principal liga da modalidade no País.

A estreia do time santista será no dia 6 de março, às 17 horas, contra o Praia Clube/Gabarito/Unimed (MG). A partida acontece em Osasco. A equipe também representará a Cidade em competições regionais e estaduais.

Além da apresentação oficial do time para a temporada 2022, também foi realizada a cerimônia de assinatura com os novos patrocinadores: Memorial Necrópole Ecumênica e Blue Med Santos, que irão oferecer toda a estrutura para os jogadores e comissão técnica.

O prefeito Rogério Santos falou sobre a alegria e a responsabilidade de elevar o nível do basquete municipal. “São duas coisas fundamentais. Todos nós fazemos de Santos uma cidade mais esportiva e tenho certeza de que, juntos, faremos o basquete santista voltar a ser o referencial que já foi”, disse.

O diretor-presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Cristhian Martins Pereira, afirmou que a formação do time é um trabalho feito a várias mãos. “Sem o empenho do governo em aumentar as equipes no cenário nacional e aos diversos apoiadores, nada disso seria possível”, afirmou

O presidente do Memorial, Evans Edelstein, ressaltou a honra de presenciar esse momento. “Nós patrocinamos o esporte há mais de 40 anos e nunca semeamos em terras que não eram férteis. Se hoje estamos aqui é porque sabemos que existem pessoas sérias à frente do basquete santista e que esses atletas levarão o nome da Cidade cada vez mais longe”, disse.

O diretor executivo da Blue Med, Rogério Martins, reforçou a importância do esporte para a sociedade. “É um orgulho participar desse projeto e contribuir para que o basquete de Santos volte ao cenário nacional, onde já esteve um dia. Essa é uma ação ligada ao esporte, mas que também é social. Porque o esporte transforma vidas, promove saúde e inclusão”, completou.

O time santista ainda conta com apoio do Instituto Pierin, Bar do Carlinhos, Recanto do Nenê, Clínica Ortopédica Santa Marcelina e Fisioterapia Unisanta.

A equipe santista de basquete masculino adulta completa 25 de anos de atividades ininterruptas em 2022 e é uma das mais vitoriosas do esporte na Cidade nos anos 2000. Conquistou título dos Jogos Abertos Brasileiros e seis Jogos Abertos do Interior neste período, além de ter batido na trave para a conquista de títulos de maior repercussão, com as grandes campanhas nos vice-campeonatos da Copa do Brasil, em 2015, e mais recentemente do Paulista da 1ª Divisão em 2018 e 2019.

O time deste ano volta a ser comandado por Daniel Leque, que retorna ao cargo de técnico principal, após um período de atualização, estudos e trabalho com a equipe de base no C.R. Internacional. Sidnei Oliveira será o assistente técnico, com a experiência de ter dirigido o basquete santista por quatro temporadas.

A equipe Memorial/Fupes/Santos conta com uma base de atletas da Cidade, muitos deles remanescentes do vice-campeonato paulista da 1ª Divisão em 2019, como o armador Thiago, o ala Rafael Frias e os alas/pivôs Victor Tracci e Alexandre.

Reforços

Jean – Jovem armador que estava disputando a NBB (Novo Basquete Brasil – Liga Nacional/Campeonato Brasileiro) pelo Corinthians. Foi um dos grandes destaques da última LDB (Liga Nacional Sub-22, sendo o líder de assistências da competição).

Jefferson Campos – Experiente armador que já defendeu a seleção brasileira. Volta à equipe de Santos depois de ter boas passagens em 2011 e 2012. Foi campeão da Liga Sul-Americana de Basquete em 2015 com a equipe de Brasília, além de várias outras temporadas de destaque em grandes equipes do NBB.

Guga Ceccato – Armador com ótimas passagens por equipes do NBB, além de ter conquistado o título da Liga Ouro 2017 (antiga divisão de acesso ao NBB) com a equipe do Botafogo. Na última temporada, foi 3° lugar no Campeonato Brasileiro de Basquete com a equipe de Osasco.

Dida – Pivô com experiência internacional, tendo destaque em ligas na Espanha, Chile e Argentina.

Luizinho – Ala formado na base do Clube Internacional de Regatas, com boas passagens pela equipe adulta de Santos nos últimos anos. Foi um dos grandes nomes da conquista da Liga Ouro 2019 (antiga divisão de acesso ao NBB), pela equipe da Unifacisa, de Campina Grande (PB). Na última temporada defendeu a equipe de Campo Mourão no NBB.

Jonatan Oliveira – Último reforço contratado, jovem ala/armador, chega por empréstimo da forte equipe do Paulistano, que até a última semana estava disputando o NBB. Foi vice-campeão da LDB 2021 (Liga Nacional Sub-22)

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.