Com o clima de reta final no Campeonato Brasileiro, faltando apenas quatro rodadas para o fim do torneio, o Botafogo vai precisar de um preparo físico maior para terminar a temporada.
No atual momento, o Glorioso é o líder no Brasileirão com 69 pontos, 20 vitórias, nove empates e cinco derrotas.
Já o vice-líder Palmeiras possui 67 pontos, com 20 vitórias, sete empate e sete derrotas. O Verdão venceu o Bahia de virada por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Último jogo
Desse modo, no Campeonato Brasileiro, o último jogo do Botafogo foi quarta-feira (20) contra o Atlético-MG que também será seu adversário na final da Libertadores (30 de novembro).
A partida terminou empatada em 0 a 0.
Contudo, não faltou emoção para o duelo tanto durante o jogo quanto após o apito final.
Com a expulsão do lateral Rubens do Atlético-MG, o time mineiro recuou e propôs esse jogo ao Botafogo.
O clube carioca deu 27 chutes (4 no gol), enquanto o Galo realizou apenas 3 chutes e nenhum na direção do goleiro John.
Já depois do jogo, o atacante do Fogão Luiz Henrique arremessou uma garrafa em direção a seguranças em uma confusão na saída de campo.
Portanto, esse fator apresenta o cenário que o Botafogo terá pela frente: Utilizar seus jogadores titulares no próximo jogo em casa contra o Vitória e possivelmente utilizar também na terça-feira contra o Palmeiras fora de casa para manter essa vantagem na busca pelo título Brasileiro.
Cenários
Se o Botafogo ganhar o próximo jogo, ele enfrenta o Palmeiras com 72 pontos. E se o Palmeiras vencer o próximo duelo fora de casa contra o Atlético-GO, chega para o confronto com 70 pontos.
Portanto, uma diferença de apenas dois pontos, o que já é a realidade no momento.
Uma possibilidade também é o Botafogo perder em casa para o Vitória e visitar o Palmeiras com 69 pontos. Se o Palmeiras, vencer, a diferença cai para um ponto.
Caso ocorra o contrário, o Fogão terá cinco pontos de diferença.
Se houver empate de ambos, Palmeiras terá 68 pontos e Botafogo 70 pontos, sendo a atual diferença de dois pontos.
Dessa forma, como a frase icônica do jornalista Benjamin Wright retrata bem esse cenário: “o futebol é uma caixinha de surpresas”.
Sendo assim, diversas possibilidades podem acontecer.
Libertadores
Desse modo, vale ressaltar também que nesse confronto direto contra o Palmeiras no dia 26 de novembro, passando quatro dias (dia 30), será a decisão da Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo.
Portanto, é nesse ponto que chegamos. O Botafogo sem dúvida nenhuma utilizará seu time titular para a final, visto que é um jogo único e é um dos torneios mais importantes para os clubes da América do Sul.
Com isso, a dúvida que fica tanto para os torcedores e a imprensa é como o treinador Artur Jorge decidirá a escalação do time para o fim do Brasileirão, visto que pode ocorrer uma possível segunda fase da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes da FIFA) se o Botafogo vencer a Libertadores.
Assim, o preparo mental é importante para os atletas para o final da temporada, mas o preparo físico é indispensável tanto para a Libertadores quanto para o Brasileiro.
Copa Intercontinental
Com o Botafogo vencendo a Libertadores e precisando decidir os dois últimos jogos do Brasileiro (Internacional fora e São Paulo em casa), obviamente utilizará seus jogadores titulares.
Dessa forma, é notável que haverá um grande desgaste físico dos atletas que estarão em campo.
O último jogo será em 8 de dezembro contra o São Paulo no Estádio Nilton Santos.
Portanto, a segunda fase será 11 de dezembro contra o Pachuca em Doha, no Qatar.
Sendo assim, o voo saindo do Rio de Janeiro para o Qatar deve ser em torno de 20h.
O planejamento é que o clube viaje no sábado (9), dia seguinte do jogo do Brasileiro.
Assim, o time treinaria apenas um dia e no outro já teria um jogo para decidir.
Com isso, a pergunta a ser feita é: Será que o Botafogo usará seus jogadores titulares no Mundial, visto que pode precisar deles se necessitar ganhar os últimos jogos para ser campeão do Brasileiro?
*A equipe do Jornal Boqnews entrou em contato com a assessoria do Botafogo, porém não obtivemos retorno até a publicação da matéria
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.