A Copa América 2015 já começou e a Seleção Brasileira estreia na competição neste domingo (14), às 18h30, contra o Peru. A primeira competição oficial desde o fiasco brasileiro na Copa do Mundo promete ser uma prova de fogo para o Brasil, que já não tem a mesma soberania técnica de outros tempos. Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai vem fortes para a competição.
Até aqui, na Nova Era Dunga, a seleção só venceu, mas ainda não convenceu. O escrete canarinho ganhou todos os dez jogos até o momento e apresentou variações táticas mais interessantes em relação ao time que disputou o mundial. No entanto, a qualidade dos jogadores parece não acompanhar o brilho de Neymar. A principal estrela brasileira fez uma temporada fabulosa na Europa e deve ser o único jogador que meterá medo nos adversários.
Rivais
Presente no grupo C da Copa América, o Brasil terá de enfrentar Peru, Colômbia e Venezuela na primeira fase da competição. Os colombianos parecem ser os mais perigosos neste início de torneio. A linha de frente com James Rodrigues, Cuadrado e Falcao García impõe respeito e deve ser temida pela zaga brasileira. Este confronto também marca o reencontro de Neymar e Zuñiga depois da lesão ocorrida na Copa.
No primeiro jogo, contra o Peru, a seleção canarinho encontrará um time bastante experiente — nove dos 23 jogadores peruanos têm mais de 30 anos de idade — e com um comandante de ataque bastante conhecido pelos brasileiros. Paolo Guerreiro, ex-Corinthians e atual Flamengo, é tido como o melhor centroavante atuando nas terras tupiniquins e pode dar trabalho.
Velhos conhecidos
Falando em rostos familiares, a seleção brasileira está repleta deles. Na renovação do elenco proposta por Dunga estão presentes alguns jogadores que já vestiram a camisa do Santos FC. Como é o caso de Felipe Anderson. O meio-campista tem jogado na Lazio, da Itália, mas não disputará a Copa América. Dunga o convocou apenas para os dois últimos amistosos contra México e Honduras. Danilo, o lateral direito titular, se contundiu e é mais uma baixa ‘santista’. Daniel Alves foi chamado para o seu lugar. Os craques Robinho e Neymar completam os jogadores revelados pelo Peixe.