Campeonato Brasileiro promete ser emocionante do início ao fim | Boqnews
Foto: Arte/Mala

Esportes

28 DE MAIO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Campeonato Brasileiro promete ser emocionante do início ao fim

Competição não vai para durante a Copa América e as Olimpíadas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após o fim dos campeonatos estaduais, chegou a vez do Brasileirão, que promete ser agitado e emocionante por uma série de circunstâncias.

Para se ter uma ideia, a competição não vai parar durante a Copa América e os Jogos Olímpicos, ou seja, diversos clubes, principalmente aqueles que têm atletas em mais de uma seleção, serão prejudicados.

Vale destacar que apesar dos reflexos da pandemia no calendário, isso não é uma novidade. Em 2016, o Santos acabou tendo prejuízos com as convocações de Gabigol, Zeca e Thiago Maia para as Olimpíadas. No fim das contas, o Peixe acabou ficando com o vice campeonato do Brasileirão perdendo jogos importantes no período em que não esteve com o time completo.

Outro fator que pode apimentar o Campeonato Brasileiro é a maratona de jogos, colidindo com as competições de mata-mata, assim os times que estiverem na Copa do Brasil, Libertadores ou Copa Sul-Americana vão ter que definir suas respectivas prioridades em algum momento do Brasileirão.

Por fim, as partidas sem público tendem a ser um fator positivo para os visitantes que aproveitam para fazer bons resultados, sem a pressão da torcida adversária. O Brasileirão começa neste sábado (29), com a realização de três partidas.

Favoritos

Flamengo é atual bi campeão brasileiro/ Foto: Divulgação

Apontar um favorito no futebol não é uma matemática exata. Basta lembrar do Cruzeiro em 2019 que era taxado como um dos candidatos ao título no início do campeonato, porém acabou sendo rebaixado para a Série B. Entretanto, é possível fazer algumas projeções. Nos últimos anos, os clubes que tiveram um investimento alto brigaram na parte de cima da tabela e a tendência é que o cenário permaneça nesta edição.

Assim, o atual bicampeão Flamengo larga como um dos favoritos para seguir fazendo história, ao lado do Palmeiras que também conta com ótimo elenco. É importante frisar que os dois clubes estão colecionando títulos nas últimas temporadas.

Quem também pode sonhar com a taça é o São Paulo, confiante depois de ser campeão do Paulistão, após 16 anos. Sem um título brasileiro desde 1971, a diretoria do Atlético-MG não poupou esforços para trazer contratações de peso, como Hulk e Nacho Fernandez. Dessa forma, o Galo vai em busca do título brasileiro tão sonhado.

A dupla Grenal (Grêmio e Internacional) pode surpreender, haja visto que os clubes sempre fazem boas campanhas na competição, todavia estão batendo na trave há duas décadas. Na temporada passada, o Internacional perdeu a liderança na penúltima rodada para o Flamengo. Já o Imortal ficou no G-4 em 2019. 2018 e 2017.

Pode surpreender

Times que contam com uma boa estrutura podem surpreender e lutar por uma vaga na Copa Libertadores. Há alguns anos, o Athletico-PR tem tido destaque no cenário do futebol brasileiro, conquistando inclusive a Copa Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil no ano seguinte.

Já o Bragantino quer voos ainda mais altos. A equipe do interior paulista conta com a parceria da Red Bull desde 2019 e os resultados foram imediatos, além do título da Série B, o Massa Bruta conseguiu uma classificação inédita para a Copa Sul-Americana. O Fluminense busca repetir o feito do último Brasileirão, quando fez uma ótima campanha. O segredo do Tricolor Carioca é unir a experiência com a juventude em seu elenco.

Além disso, sempre há uma equipe no Nordeste que vai bem na competição. No ano passado foi o Ceará, agora resta saber qual clube terá esse papel de protagonista.

Situação difícil

Dois dos maiores clubes do País chegam para o Campeonato Brasileiro, sob desconfiança de seus torcedores.

Tanto Santos como o Corinthians estão enfrentando dificuldades financeiras e o reflexo é sentido dentro de campo. As duas equipes estão mal na temporada, com eliminações e trocas recentes de treinadores.

Por conta disso ainda é cedo para fazer uma projeção para as equipes na competição. A esperança da torcida é a tradição dos clubes e o talento individual de alguns atletas.

Em um cenário otimista, o sonho de Santos e Corinthians é conquistar uma vaga na Copa Libertadores.

Todavia, os Alvinegros não podem se esquecer da parte debaixo da tabela. Afinal, sempre existe o risco de rebaixamento. (vide Vasco, Botafogo e Cruzeiro).

Novidades

Dentre as novidades do Brasileirão está a estreia do Cuiabá. Vale destacar que o clube do Mato Grosso foi fundado em 2001.

Outra curiosidade é a volta do Juventude para a elite do futebol brasileiro, após 14 anos de ausência. Já a Série A não terá a presença de cinco clubes campeões que vão disputar a Segunda Divisão, são eles: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Guarani e Vasco.

Por falar em campeões, a lista dos maiores vencedores segue disputada: Palmeiras (10), Santos (8), Corinthians (7), Flamengo (7), São Paulo (6), Cruzeiro (4), Fluminense (4), Vasco (4) e Internacional (3), demais com dois ou uma conquista.

Destaques

Thiago Galhardo (Inter), Arrascaeta (Flamengo), Fred (Fluminense), Hulk (Atlético-MG), Luciano (São Paulo). Diego Souza (Grêmio), Rony (Palmeiras), Claudinho (Bragantino), Marinho (Santos) e Cássio (Corinthians), são alguns dos destaques da competição

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.