Chegou a hora do vamos ver! Após quase três meses de campeonato, o Paulistão finalmente terá a primeira partida da disputa final. E o confronto é entre dois dos clubes mais tradicionais de São Paulo, os maiores campeões nacionais: Santos e Palmeiras. Apesar de ser um grande dérbi do futebol brasileiro, uma final com Clássico da Saudade não ocorre há muito tempo. Esse nome, aliás, é uma alusão ao fato dos dois times terem reúnido grandes craques à época do saudoso futebol dos anos 50 e 60.
O último duelo em uma final de Paulistão ocorreu justamente no ano de 1960, quando houve uma melhor de três para definir o campeão de 59. Após dois empates, a finalíssima foi disputada no Pacaembu. A vitória foi do Palmeiras por 2×1.
É certo que uma decisão entre esses dois times é algo mais raro do que se imagina. Porém, o que não é novidade é o Peixe estar na final do estadual. Já são nove nos últimos dez anos. Tal feito só havia ocorrido na Era Pelé, entre as décadas de 50 e 60.
Regulamento
Como de praxe, a decisão ocorrera em duas partidas. A primeira já neste domingo (26), às 16 horas, no Allianz Parque. O jogo derradeiro acontece na Vila Belmiro, no próximo domingo (3). Vale lembrar que o saldo de gols nos jogos é o único critério de desempate. Em caso de resultados iguais, a decisão vai direto para os pênaltis.
Santos
O grande mistério em torno da primeira peleja é a presença do Rei das Pedaladas. O atacante Robinho vem sentindo um desgaste físico nos últimos jogos. O jogador já havia sido substituído na partida contra o XV de Piracicaba por conta de um incômodo na coxa.
O zagueiro Werley foi diagnosticado com dengue e não deve ir para o jogo. Seu substituto, Gustavo Henrique, também é dúvida porque se recupera de lesão. No meio-campo, o volante Valencia se contundiu na partida contra o São Paulo e pode ser mais um desfalque.
Em meio a essas dúvidas e baixas, a boa notícia é a renovação do atacante Ricardo Oliveira. O artilheiro do Paulistão renovou contrato com o Santos na última sexta-feira (24) até 2017. Ele receberá R$ 150 mil de salários, além de bônus por produtividade.
Palmeiras
No último treino aberto do Verdão antes do primeiro jogo, o técnico Oswaldo de Oliveira experimentou Cleiton Xavier e Gabriel Jesus no time titular. Valdívia não treinou e sua presença no primeiro jogo está descartada.O meia chileno vinha sentindo dores no joelho durante a última semana.
Zé Roberto voltou a trabalhar com bola e deve ser a novidade do Palmeiras na lateral-esquerda. Do lado direito Lucas, que foi substituído na partida contra o Corinthians na semifinal, também pode ser novidade no alviverde.
Outro ponto observado no treino aberto foi a preservação da defesa que enfrentou o Timão. Os zagueiros Victor Ramos e Jackson foram mantidos na equipe titular de Oswaldo de Oliveira e devem substituir a dupla de Tobio e Victor Hugo contra o Santos.