Com a mão na taça | Boqnews

Esportes

30 DE JULHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Com a mão na taça

O princípio de crise que se estabelecia na Vila Belmiro ficou só no princípio. O futebol bonito do primeiro semestre retorna passo a passo. Havia o receio de que isso comprometesse o momento mais importante do ano, mas a rotina dos primeiros seis meses de 2010 voltou na hora certa. Primeiro um 1 a 0 […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O princípio de crise que se estabelecia na Vila Belmiro ficou só no princípio. O futebol bonito do primeiro semestre retorna passo a passo. Havia o receio de que isso comprometesse o momento mais importante do ano, mas a rotina dos primeiros seis meses de 2010 voltou na hora certa. Primeiro um 1 a 0 suado contra o rival São Paulo, para recuperar a moral que andava por baixo. Depois, no jogo de ida da grande final da Copa do Brasil, um tranquilo 2 a 0 — que poderia ser ainda maior, não fosse a pontaria da equipe e as boas defesas do goleiro Lee — ante o Vitória, que deixou o título inédito da competição nacional e o retorno à Copa Libertadores próximo.


Até por isso, a partida deste domingo (1), às 18h30, contra o Grêmio Prudente, pelo Campeonato Brasileiro, passa quase despercebida pelo Peixe. A cabeça está  voltada para quarta-feira (4), quando o time vai ao Barradão encarar novamente os baianos nos 90 minutos finais. Para o título vir, um empate ou até uma derrota por um gol de diferença bastam. Se o Peixe marcar — algo que não fez somente em duas partidas oficiais em todo o ano —, a vantagem fica ainda maior: por fazer gol fora de casa, os comandados de Dorival Júnior só não ficam com o troféu se o Vitória vencer por três gols de diferença.


Além do cenário, o retrospecto das últimas decisões de Copa do Brasil também é favorável ao Santos. Desde 1989, foram três as decisões em que o time mandante da primeira partida venceu por 2 a 0. E nos três casos, a equipe foi campeã. Em 2005, o Paulista superou o Fluminense por 2 a 0 em Jundiaí e segurou o 0 a 0 no Rio de Janeiro para conquistar o título. Em 2006, o Flamengo levou a melhor sobre o Vasco no jogo de ida por 2 a 0. Fez, ainda, 1 a 0 na volta e arrebatou o troféu. No ano passado, o Corinthians também venceu a primeira partida por 2 a 0, como mandante. O empate em 2 a 2 no Beira Rio com o Internacional levou a Copa para o Parque São Jorge.


A campanha do Peixe é outro fator positivo. Foram 38 gols marcados em apenas 10 jogos. Em duas das partidas, goleadas históricas, como o 10 a 0 aplicado sobre o Naviraiense, do Mato Grosso do Sul  e o 8 a 1 no Guarani. Foram sete vitórias e três derrotas, com 13 tentos sofridos. Neymar, com 11 gols, é o artilheiro da competição, que tem o também santista André como segundo colocado na tabela de “matadores”, com oito gols assinalados.


O Vitória, por sua vez, terá no confronto de volta seu maior aliado: o Barradão. No estádio, os baianos conseguiram seus resultados mais significativos. Logo na estreia, precisaram acionar a força de sua vibrante torcida. Por exemplo: após perder para o Corinthians Alagoano no confronto de ida, fora de casa, por 3 a 1, contaram com o apoio da massa rubro-negra para fazer 4 a 0 e despachar os rivais. Lá, aplicaram ainda 5 a 0 no Náutico, 4 a 0 no Goiás, 2 a 0 no Vasco e mais 4 a 0 no Atlético-GO. Ou seja: jogando no Barradão, o Vitória ainda não sofreu gols.


Encarar um rival que tem em sua torcida uma de suas grandes forças não é novidade para o Santos, e aí até reside outra das esperanças santistas. Nas semifinais da Copa do Brasil, o Peixe encarou o Grêmio, que tem como tradição contar com grande apoio de seus torcedores no estádio Olímpico. No entanto, os Meninos da Vila aproveitaram-se do ímpeto ofensivo dos gremistas para abrir 2 a 0 no placar. Perderam por 4 a 3, mas o resultado foi visto como positivo. Na volta, vitória por 3 a 1 e classificação para a final.


Brasileirão
A atenção à Copa do Brasil que o Alvinegro Praiano mandará a campo neste domingo, contra o Prudente, um time formado basicamente por reservas, tendo como únicos titulares o goleiro Rafael e o lateral Léo, que se recupera de lesão na coxa e tentará mostrar ao técnico Dorival Júnior que pode começar jogando também na próxima quarta.
A escalação para o confronto foi definida no fim da tarde desta sexta-feira (30). O Peixe vai à campo com Rafael; Maranhão, Bruno Aguiar, Vinícius Simon e Léo; Rodriguinho, Danilo, Zezinho e Marquinhos; Zé Eduardo e Madson. Keirrison era esperado, mas seu nome ainda não consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.