Com calendário afetado pela pandemia, Paulistão começa neste fim de semana | Boqnews
Foto: Divulgação

Esportes

26 DE FEVEREIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Com calendário afetado pela pandemia, Paulistão começa neste fim de semana

16 times divididos em quatro grupos disputam a Série A-1 do Campeonato Paulista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nem bem encerrou o Campeonato Brasileiro 20, o Campeonato Paulista 21 já começa neste fim de semana. A edição deste ano será totalmente atípica por conta das circunstâncias causadas pela pandemia da Covid-19.

Para os grandes clubes, o torneio vai servir como um laboratório na primeira fase, principalmente nos jogos iniciais, pois o Brasileirão terminou só na última quinta-feira com o bi do Flamengo, ou seja, não há tempo de descanso e a expectativa é que Santos, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Bragantino poupem os titulares nestas partidas. Assim, as equipes menores vão tentar somar o maior número de pontos possíveis no início do torneio, em busca de uma classificação para as quartas de final.

Palmeiras e Corinthians disputaram a decisão em 2020/ Foto: Divulgação

Regulamento

A fórmula de disputa do Campeonato Paulista continuará a mesma. Dessa forma, os 16 clubes foram divididos em quatro grupos (A ,B, C e D). Porém, os times não enfrentam os adversários do mesmo grupo, o que dá margem para fatos como no último ano, quando a Ponte Preta escapou do rebaixamento na última rodada e ainda garantiu a classificação para a próxima fase.

A grande novidade para a edição de 2021 do Campeonato Paulista é a utilização do VAR em todos os jogos. Em anos anteriores, o árbitro de vídeo era apenas utilizado nas finais.

Pandemia

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, qualquer região poderá receber jogos durante a competição, mesmo se estiver na fase vermelha ou laranja do Plano SP. Com isso, cenas como a de Novorizontino e Santos no estádio do Corinthians não devem se repetir. Vale destacar que algumas regiões estão em situação dellcada, com grande ocupação de leitos de UTI. É o caso de Araraquara, onde fica a Ferroviária. As equipes deverão seguir os protocolos de segurança, estabelecidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Além disso não há uma previsão para o retorno do público nos estádios, em razão da proliferação da doença no estado e no País.

Estádios vão continuar vazios/ Foto: Divulgação/SFC

Equipes

Apontar um time favorito é sempre complicado, ainda mais quando não há uma preparação pelas equipes consideradas mais fortes. O Campeonato Paulista de 2021 certamente será uma caixinha de surpresas, com times menores podendo surpreender.

Os quatro grandes vivem situações opostas. O atual campeão Palmeiras tem peças importantes em todos os setores e por conquistar a Libertadores chega mais confiante na competição. Já Santos e São Paulo estiveram perto da glória. O Peixe na Libertadores e o Tricolor no Brasileirão, porém os dois times vacilaram na reta final. A esperança é um título paulista para tentar diminuir a angústia dos torcedores e para isso as diretorias apostaram em treinadores argentinos Ariel Hólan (Santos) e Hernán Crespo (São Paulo).

É importante frisar que o Alvinegro Praiano tem graves problemas financeiros e não pode contratar até que as dívidas com outros clubes sejam pagas. Apesar de não viver um bom momento, o Corinthians se agarra na sua tradição na competição e quer chegar à quinta final seguida.

Além dos quatro grandes, o Bragantino também é considerado um dos candidatos ao título. A equipe fez um bom segundo turno no Campeonato Brasileiro e agora quer fazer bonito na competição. Em pouco tempo de parceria com a Red Bull, o time de Bragança Paulista já conquistou o Brasileirão Série B, Troféu do Interior e uma vaga na Copa Sul-Americana.

Outro time do interior com menos tradição, mas com muita expectativa é o Mirassol que chegou na semifinal no ano passado e acabou de conquistar o Brasileirão da Série D.

Tabu

São Paulo foi campeão paulista pela última vez em 2005/ Foto: Divulgação/SPFC

Se tem um time que está com saudades de ser campeão paulista é o São Paulo. A última vez na qual o Tricolor ergueu a taça do estadual foi em 2005. Naquela época, o campeonato era disputado por pontos corridos. Nestes 16 anos de tabu, o São Paulo colecionou eliminações, algumas por goleadas como em 2007, quando o São Caetano venceu por 4 x 1 no Morumbi, mesmo placar de 2016 em derrota para o Audax, em Osasco.

A grande pedra do sapato do São Paulo foi o Santos, que eliminou o Tricolor em 2010, 2011, 2012 e 2015, além de 2006 quando a equipe do Morumbi foi vice em torneio disputado por pontos corridos. O São Paulo chegou na final em 2019, mas acabou perdendo para o Corinthians com gol de Vagner Love no fim da partida. Por falar em Corinthians, o Timão junto com o Santos dominaram a década do paulista com quatro títulos cada.

Grupos

A: Corinthians, Santo André, Inter de Limeira e Botafogo;

B: São Paulo. Ponte Preta, Ferroviária e Ituano

C: Palmeiras. Bragantino, Novorizontino e Ituano

D: Santos, Mirassol, Guarani e São Caetano.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.