Tabu, uma palavra que incomoda muitos torcedores. Afinal, ninguém quer ver seu clube ficar tanto tempo sem ser campeão, porém isso é algo natural do futebol.
Quem está passando por esse jejum de títulos é o São Paulo que desde 2012 não conquista um campeonato e há 16 anos não levanta um troféu do Campeonato Paulista. Contudo, tabus são feitos para serem quebrados e o Tricolor tem uma ótima oportunidade de voltar às glórias do passado, como já diria o hino do clube. Depois do empate em 0 x 0 no primeiro jogo da final no Allianz Parque, o São Paulo busca conquistar a taça no Morumbi que certamente estaria lotado, caso não houvesse a pandemia da Covid-19.
Com a melhor campanha do campeonato, a equipe comanda pelo técnico argentino Hernán Crespo chega com confiança para o duelo contra o rival. Afinal, o time deu um show nas quartas de final e na semifinal, contra Ferroviária e Mirassol, respectivamente.
Vale destacar que o Tricolor Paulista garantiu vaga para as oitavas de finais da Copa Libertadores nesta semana, ou seja, um peso a menos nesta maratona tão intensa de jogos
A preocupação dos são-paulinos para a final é em relação as contusões, a esperança de gols do time Luciano não jogou a primeira partida da decisão e Daniel Alves e Benitez saíram machucados do Allianz Parque.
Dificilmente ambos irão atuar no confronto do Morumbi.
Um dos motivos para o São Paulo chegar bem na final foi a rápida adaptação de Hernán Crespo, que implementou sua filosofia de jogo sem grandes dificuldades, além disso as contratações de Benitez, Miranda e Éder foram fundamentais para fortalecer o elenco que já contava com ótimos jogadores, como Daniel Alves, Arboleda, Reinaldo e Tiago Volpi.
É importante lembrar que o Tricolor ainda não perdeu clássicos no Campeonato Paulista. São duas vitórias e dois empates. Destaque para a goleada contra o Santos por 4 x 0.
Outro lado
O Palmeiras representa o outro lado de um time que nos últimos anos tem feito a alegria de sua torcida, que canta e vibra e quer continuar enchendo a prateleira de taças.
O Verdão conquistou três títulos na última temporada (Campeonato Paulista, Copa do Brasil e a Copa Libertadores). Por esses fatores, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira garantiu vaga na final da Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Nos dois torneios, o Palmeiras acabou sendo derrotado nos pênaltis.
Com tantos jogos decisivos, o planejamento do Verdão para o Paulistão foi alterado e o time poupou os principais atletas nas rodadas iniciais.
Aliás, no mesmo final de semana em que começava o Campeonato Paulista, o Palmeiras jogava a primeira partida da final da Copa do Brasil contra o Grêmio, em Porto Alegre.
Apesar de ter um dos melhores elencos do País, algumas derrotas deixaram o clube em situação delicada no campeonato, porém na reta final da primeira fase, o Verdão teve uma arrancada espetacular e com ajuda do rival Corinthians, que venceu o Novorizontino na última rodada, o time conseguiu a classificação para as quartas de final.
Com gol de Rony, o Palmeiras eliminou o bom time do Bragantino e na semifinal vitória por 2 x 0 contra o Corinthians, na Neo Química Arena.
Mesmo com o empate sem gols em casa na primeira partida da final, a torcida está confiante no título, principalmente pela experiência do elenco em finais e a boa fase de Rony, Raphael Veiga e Luiz Adriano. Além disso, o Verdão tem uma das melhores campanhas até o momento da competição mais importante da Libertadores. Assim, com uma linha atacante de raça, o Palmeiras busca o segundo título seguido do Paulistão e se acontecer será na casa do adversário para apimentar ainda mais a rivalidade.
Pênaltis
A segunda partida da final será no domingo (23), às 16h, com transmissão pela TV Globo e SporTV. Em caso de novo empate, o campeão paulista será conhecido nos pênaltis, como no ano passado.