Em duelo equilibrado, Sport e Santos empataram em 1 a 1 na Ilha do Retiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em posição irregular, Ricardo Oliveira abriu o placar para o alvinegro paulista aos 20min da etapa inicial.
Seis minutos depois, André anotou para os pernambucanos.
Com o empate, o Santos completou 12 jogos sem perder. Desde a chegada de Dorival Júnior, o time da Vila Belmiro tem seis vitórias, três empates e apenas uma derrota.
O rubro-negro de Recife vive momento oposto. São nove partidas sem vitória. O último triunfo aconteceu diante do São Paulo, na Arena Pernambuco, em 19 de julho.
O resultado deixou os santistas com 34 pontos, em oitavo lugar, enquanto os pernambucanos ocupam a décima posição, com 33 -mesma pontuação do Fluminense, mas os cariocas levam vantagem no número de vitórias: 10 a 7.
Na próxima rodada, o Santos recebe o São Paulo na Vila Belmiro, às 22h de quarta-feira (9). Já o Sport enfrenta o Goiás no estádio Serra Dourada, em Goiânia, às 19h30 de quinta-feira (10).
O jogo
Desfalcado de Geuvânio, lesionado, e Lucas Lima -com a seleção brasileira nos Estados Unidos-, Dorival Júnior armou o Santos no 4-4-2, com Marquinhos Gabriel e Rafael Longuine responsáveis pela armação.
No Sport, Eduardo Baptista optou pela forte pressão na saída de bola do alvinegro paulista. A decisão fez os pernambucanos dominarem a posse de bola, mas ainda assim foram os santistas que chegaram com mais perigo ao gol adversário.
Aos 19min, Renê e Durval se atrapalham para cortar lançamento pelo alto e Ricardo Oliveira fica com a sobra e obriga Danilo Fernandes a se esticar para tocar com a ponta dos dedos para a linha de fundo.
Após cobrança de escanteio de Marquinhos Gabriel, Gustavo Henrique desvia de cabeça, o goleiro do Sport defende e Ricardo Oliveira -em posição irregular- aproveita o rebote para colocar no canto direito.
Em desvantagem, Eduardo Baptista retirou o Wendel para a entrada de Renê. Assim, Diego Souza passou a atuar mais recuado, qualificando o passe no meio-campo. O empate aconteceu imediatamente.
Aos 26min, Marlone arrancou em velocidade e fez lançamento. David Braz não conseguiu cortar e André chutou de direita na saída de Vanderlei para igualar o placar.
No segundo tempo, o Sport aumentou a pressão, impulsionado pela maior parte 7.308 torcedores presentes à Ilha do Retiro.
A primeira oportunidade, entretanto, foi dos visitantes. Aos 12min, Gabriel invadiu a área pela direita e, após grande jogada individual, bateu rente ao poste esquerdo de Danilo Fernandes.
Aos 24min, o santista Thiago Maia evitou gol do rival ao desviar chute de Régis quase sobra a linha. Sete minutos depois, o meia do Sport jogou a bola sobra defesa do alvinegro e encontrou André. Na sequência, o atacante carimbou o travessão de Vanderlei.
A chance derradeira foi dos visitantes. Após Renê cortar errado passe de Serginho, Ricardo Oliveira entrou sem marcação e finalizou em cima do goleiro do Sport.
Sport
Danilo Fernandes; Ferrugem, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel (Régis), Marlone e Diego Souza (Hernane); Maikon Leite (Samuel) e André
T.: Eduardo Baptista
Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Rafael Longuine (Serginho) e Marquinhos Gabriel (Neto Berola); Gabriel (Leandro) e Ricardo Oliveira.
T.: Dorival Júnior
Estádio: Ilha do Retiro, em Recife
Árbitro: Eduardo de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)
Cartões amarelos: Matheus Ferraz (SPO)
Público e renda: 6.129 pagantes e R$ 158.430
Gols: Ricardo Oliveira, aos 19min, e André, aos 26min do 1º tempo