Confira quais os times preferidos dos moradores de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Pesquisa Enfoque

26 DE NOVEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Confira quais os times preferidos dos moradores de Santos

Levantamento Enfoque/Jornal Boqnews realizado com 1.200 moradores de Santos, aponta quais são os times preferidos entre os residentes no Município.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Quase a metade dos moradores da Cidade de Santos é torcedora do time da Vila Belmiro

Quase a metade dos moradores de Santos é torcedora do time da Vila Belmiro, segundo nova pesquisa Enfoque/Boqnews. Foto: Nara Assunção/Arquivo

Com a reta final do Brasileirão, que pode se encerrar neste domingo (27), com o título ao Palmeiras – basta um empate contra a Chapecoense para a equipe levar a taça após 22 anos de espera – , as discussões sobre o futebol ganham força nas mesas de bares e encontros entre amigos. Apenas o Santos ainda tem chances – ainda que remotas – de tirar o caneco da equipe de Palestra Itália.

Para tanto, o Alvinegro precisa ganhar do Flamengo, no Rio, neste domingo, e também do América Mineiro, já rebaixado, na última rodada, na Vila Belmiro.

Além disso, o Alviverde necessita perder os  jogos contra a Chape e o Vitória, no Barradão, em Salvador. Ambos chegariam empatados em número de pontos, mas o Santos levaria vantagem no total de vitórias (uma a mais). A diferença entre ambos é de seis pontos, mesma quantidade em disputa.

Para alimentar  a polêmica, nova pesquisa Enfoque/Jornal Boqnews aponta quais são os times preferidos dos santistas (e não dos torcedores santistas!).

A pesquisa foi realizada na última semana de setembro (dias 23 a 28), junto a 1.200 moradores de Santos, acima de 16 anos, tomando como base os dados do Tribunal Superior Eleitoral e Fundação Seade.

Esta é a terceira pesquisa realizada para saber a preferência futebolística dos santistas. As anteriores ocorreram em 2010, 2012 e agora em 2016. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou menos. Confira o quadro completo no quadro abaixo.

Times de preferência dos santistas

Dados

O Santos FC é o time de coração de 45,4% dos moradores de Santos, seguido pelo Corinthians, com 17%. Outros 16,8% disseram que não torciam para qualquer time, enquanto há um empate técnico entre torcedores do São Paulo (7,8%) e Palmeiras (7,4%). Os torcedores do Flamengo representam 1,6%. Entre os times locais, 0,4% afirmaram torcer para a Portuguesa Santista e 0,3% para o Jabaquara.

Assim o percentual dos torcedores do Santos na Cidade de Santos (parece redundância, mas é importante ficar claro) na comparação com os grandes paulistas Corinthians, São Paulo e Palmeiras é de 45,4% contra 32,2%. Ou seja, quase oito em cada dez moradores de Santos torcem para um dos quatro grandes paulistas. E o Santos é a preferência para metade deles. A diferença entre o Santos e a soma dos três é de 13,2 pontos percentuais

Em pesquisa semelhante realizada em 2012, o Santos tinha 50% da preferência, contra 20,8% do Corinthians, 9,1% do Palmeiras e 6,9% do São Paulo. Como a margem de erro também era de 2,8 pontos percentuais para mais ou menos naquela pesquisa, as variações são normais.

Na comparação entre o Santos e as equipes paulistas, a diferença percentual é exatamente a mesma: 13,2 pontos percentuais, mostrando que não ocorreram alterações significativas entre os quatro principais clubes paulistas nos últimos quatro anos entre moradores do Município.

 

Crescimento

Os títulos do Santos – paulistas e Libertadores de 2011 – contribuíram para alavancar o número de torcedores santistas na própria Cidade que o abriga. Em 2010, conforme a pesquisa, a representação era de 37,9% à época. Os títulos ajudaram a alavancar este patamar, hoje entre 45% e 50% – quase a metade dos moradores da Cidade.

Pela pesquisa, é possível notar  a força feminina. Entre as mulheres entrevistadas, 43,9% disseram torcer para o Santos FC. Pelo menos 23,8% delas afirmaram não torcer para qualquer time. Já o Corinthians tem a preferência de 16,6% das entrevistadas, seguido pelo São Paulo, com 6,4% e Palmeiras, com 5,2%.

Já entre os homens, 47,4% deles afirmaram torcer para o Santos, seguido pelo Corinthians (com 17.5%), Palmeiras (9,8%) e São Paulo (9,4%). Apenas 8,1% dos entrevistados disseram não torcer para qualquer time.

Pelos dados é possível também saber os cruzamentos com faixa etária, zona eleitoral, renda e nível de escolaridade. Basta acessar o link.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.