16 DE AGOSTO DE 2013
Déjà-vu alvinegro: Santos FC encara Grêmio nas oitavas
Como se 2010 fosse ontem, o Santos enfrenta novamente o Grêmio pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (21), às 19h30, na Vila Belmiro. Mas diferente de um remake cinematográfico, o atual momento do Peixe possui contrastes bem diferentes em comparação ao da edição em que a equipe conquistou o torneio. A única semelhança […]
Como se 2010 fosse ontem, o Santos enfrenta novamente o Grêmio pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (21), às 19h30, na Vila Belmiro. Mas diferente de um remake cinematográfico, o atual momento do Peixe possui contrastes bem diferentes em comparação ao da edição em que a equipe conquistou o torneio.
A única semelhança nesse confronto – o déjà vu do futebol – é o fato de quatro jogadores do elenco atual do tricolor gaúcho já terem defendido as cores do Santos. São os meias Zé Roberto, Elano e Adriano e o lateral Pará. Esses jogadores somam considerável importância na história do Santos, fazendo parte da conquista de brasileiros e de Libertadores, além de diversos paulistas.
Zé Roberto, por exemplo, único que pode desfalcar o time de Renato Gaúcho nesta quarta, esteve com o Santos nas temporadas de 2006 e 2007. Conquistou o Paulistão e, curiosamente, perdeu para o Grêmio nas semifinais da Libertadores 2007. Do elenco atual, a zaga é a única que continua com os mesmos atletas basicamente: Edu Dracena, Durval e Léo.
Cenário distinto
Há três anos, o Santos estava no apogeu de seu futebol. Contava com uma equipe sólida comandada por Dorival Júnior. O retorno de Robinho e Elano, da era 2002, fortificava ainda mais o clube de uma torcida acostumada a grandes títulos. As novas joias Neymar e Ganso rechaçaram o título de “futuras promessas” para mostrar o talento em campo.
Antes de vencer o Vitória na final, o Peixe jogou contra o Grêmio, até então no comando do técnico Silas. O jogo de ida foi realizado no Estádio Olímpico: 4 a 3 para os gaúchos. No jogo de volta, o Santos venceu por 3 a 1, eliminando a equipe de Porto Alegre, com gols de Robinho, Wesley e Ganso. Esses foram oss únicos jogos da história dos confrontos entre os times na Copa do Brasil.
Mas agora em 2013, falta um jogador de destaque. Neymar foi o último da safra de talentos a dizer “até logo” para a torcida assim como Robinho, que voltou ao Milan. Enquanto isso, a torcida do Santos espera pelo retorno da boa fase e de novas conquistas.