As sereias estão de volta à Vila! Depois da extinção em 2012 pelo então presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, o futebol feminino do Santos FC voltou as suas atividades no mês passado.
Mesmo com diversos títulos incluindo campeonatos em âmbito nacional, continental e mundial, o time foi encerrado juntamente com o futsal sob a alegação de falta de patrocínio e corte de gastos. Problema financeiro, aliás, que ainda assombra o alvinegro.
Agora, a nova geração de Sereias tenta repetir o sucesso de Marta & Cia. Para isso, optou-se por mesclar a juventude com a experiência de jogadoras que estiveram na primeira passagem. Entre elas, a zagueira e capitã do time, Calan. “É um recomeço, estamos batalhando para conquistar nosso espaço novamente, fazer história com o novo time para quem sabe daqui a algum tempo voltarmos aquele nível”, diz.
Paulista feminino
Neste começo de trabalho, as Sereias já miram a fase classificatória do Campeonato Paulista. Apesar do pouco entrosamento ocasionado pela recente formação do time, as meninas não têm decepcionado o torcedor santista. A equipe está invicta no torneio e ocupa a segunda colocação do Grupo 2.
“Este ano o Paulista está bem mais competitivo. Com algumas jogadoras servindo a seleção, os times estão bem distribuídos. Santos, Audax, São Paulo, XV, Ferroviária, São José são ótimos times. O campeonato vai ser definido nos detalhes, mas temos futebol e equipe para chegarmos à final”, afirma Calan.
A capitã ressalta ainda o trabalho do treinador Caio Couto, que já esteve nas categorias de base da Seleção Brasileira. “Eu não conhecia o Caio. Ele é um paizão, muito querido, ótimo técnico. No último jogo, vimos a inteligência dele na armação do time”.
Uma prova que o entrosamento não tem sido problema para as Sereias é o fato de que os gols têm saído por várias jogadoras. “Quem entra está dando conta do recado. Não temos só as onze titulares. O grupo é o grande ponto da equipe”, ressalta a atacante Tipa, que já tem dois gols em cinco jogos pelo paulista
Quanto a responsabilidade de vestir a camisa do Peixe e tentar reprisar o desempenho do ciclo anterior, ela foi taxativa: “A missão é difícil. São outras sereias, outro time. Temos que reconquistar o torcedor e estamos no caminho certo. É só o começo, mas temos muito que trabalhar para conquistar os títulos”. As Sereias voltam a campo neste domingo (17) em partida contra o Centro Olímpico na capital paulista. O Santos manda seus jogos no CT Rei Pelé.