Câmara

Deputados discutem futuro dos clubes de futebol

Deputados federais discutem em Brasília a MP que trata do parcelamento das dívidas dos clubes brasileiros com a União.

07 de julho de 2015 - 18:30

Agência Câmara Notícias

Da Redação

Compartilhe

Deputados discutem sobre o futuro dos clubes brasileiros com base na proposta de responsabilidade dos clubes

Deputados discutem sobre o futuro das agremiações esportivas brasileiras com base na proposta que impõe maiores responsabilidades aos clubes

O Plenário da Câmara dos Deputados iniciou a Ordem do Dia destinada a analisar a Medida Provisória 671/15, que vincula o parcelamento de dívidas dos clubes desportivos com a União a práticas de gestão mais transparentes, como conselho fiscal independente e limite para a reeleição de dirigentes.

As novas regras envolvem também as entidades de administração do esporte (federações, confederações e ligas), tanto em relação ao parcelamento quanto à gestão transparente.

 

Texto do relator
Enquanto a MP original previa o rebaixamento para a divisão inferior ou a proibição de participar do próximo campeonato como penalidades pelo descumprimento das regras de gestão transparente, o texto do relator, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), modifica essas penalidades.

Ele manteve apenas a proibição de registro de contratações de jogadores como penalidade que pode ser aplicada pelas federações e confederação contra o clube que descumprir as regras de gestão.

A proibição de participar do campeonato foi retirada do texto, mas o rebaixamento foi mantido para o clube que não comprovar regularidade fiscal dos tributos federais, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do pagamento dos jogadores, inclusive dos contratos de imagem. Entretanto, o texto não especifica a periodicidade dessa comprovação.

Assista ao vivo o debate na  Camara

LEIA TAMBÉM: