Descida das Escadas de Santos está com data indefinida | Boqnews
Foto: Divulgação

Esportes

04 DE MARÇO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Descida das Escadas de Santos está com data indefinida

Realização da tradicional competição internacional na Cidade não aconteceu no verão em 2020

Por: João Pedro Bezerra
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A tradicional Descida das Escadas de Santos, competição de downhill que acontece desde 2003 na Cidade, ainda está sem data definida para a edição deste ano.

O motivo do impasse é que o evento depende da Lei do Incentivo ao Esporte do Governo Federal. No entanto, o trâmite do Ministério da Cidadania junto à Secretaria de Esportes ainda não foi finalizado.

A competição geralmente acontece nos primeiros meses do ano (entre janeiro e março), com transmissão ao vivo das finais tanto no masculino, como no feminino pela Rede Globo dentro da programação do Esporte Espetacular.

Com a indefinição da data, a parceria da emissora também é uma incógnita, isso porque a Globo não paga mais pela exclusividade da imagem do evento e também não quer assumir o custo de transmissão.

Porém ainda há possibilidade da competição ser transmitida pela própria emissora em outras grades, como em canais fechados e também por outros veículos de comunicação.

Por sua vez, Santos foi representada por outro esporte no Verão Espetacular da Rede Globo. No último domingo (1) aconteceu o Desafio dos Campeões de Futebol de Areia entre Brasil e Portugal, na Praia do Gonzaga, com transmissão ao vivo pela emissora.

Assim, apesar dos problemas, um dos organizadores do evento, Marcelo Coelho, acredita que a Descida das Escadas de Santos aconteça entre abril e maio. De acordo com ele, a indefinição e os prazos alterados trazem impactos negativos. “Passamos um ano captando recursos para a realização do projeto e só podemos marcar a data após o trâmite. A indefinição do processo leva prejuízo ao evento com perca de patrocínios”, lamenta.

Economia

A competição traz um enorme envolvimento de moradores e comerciantes girando a economia para a comunidade do Morro do Pacheco.

De acordo com o morador, William Pacheco no evento estão envolvidos diretamente 130 moradores distribuídos entre: controle de acesso, pista e apoio. Indiretamente, movimenta todo o comércio local. Desde os maiores, até os informais, que vendem seus quitutes caseiros.

Dessa forma, a competição gera uma renda extra para a comunidade.

História

A primeira edição da Descida das Escadas de Santos aconteceu há 17 anos no Monte Serrat (415 degraus) e ficou no local até 2016, quando os organizadores levaram o torneio para o Morro do Pacheco (514 degraus) que tem uma descida mais íngreme e estreita com menor velocidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.