Nesta sexta-feira (12), completam-se 16 anos desde a fundação da Associação Desportiva de Guarujá, a ADG. A equipe, que no ano passado foi a melhor da região na Série B do futebol paulista, superando Jabaquara e São Vicente, chegou a ter boas chances de acesso, perdendo-as apenas na fase final da divisão.
A ADG foi fundada no dia 12 de dezembro de 1992 e conseguiu o acesso à Série B2 (equivalente à quinta divisão) logo no ano seguinte. Em 1997, chegou ao quadrangular final da competição e terminou na terceira posição e se tivesse conquistado ao menos o vice-campeonato, chegaria à Série B1.
Outra boa campanha da Associação Desportiva do Guarujá foi a de 2006, quando o clube chegou à segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. O desempenho do time fez com que surgisse a primeira torcida organizada do clube praiano: a Gigantes da Ilha.
Forte em outros esportes como judô, basquete e tênis de mesa, o Guarujá manda seus jogos no Estádio Municipal Antonio Fernandes e tem bastante identificação com a cidade – as cores do uniforme, azul e branco, são também as cores da bandeira municipal.
A equipe mantém uma parceria com a Brazilian Player (BP), empresa que assessorou, em parte da temporada passada, o futebol da Portuguesa Santista, embora não tenha obtido grandes resultados. Na ADG, a empresa ajudou os guarujaenses a se posicionarem entre possíveis favoritos ao acesso.