19 DE DEZEMBRO DE 2013
Em campo minado: entenda o caso da Portuguesa de Desportos
A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro está longe de ter um fim. Apesar dos últimos jogos terem sido definidos no dia 8 de dezembro, a Justiça Desportiva entrou em campo para dar sequência à competição. E o resultado só será conhecido em 2014. Tudo porque uma escalação irregular de um atleta da Portuguesa para o […]
A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro está longe de ter um fim. Apesar dos últimos jogos terem sido definidos no dia 8 de dezembro, a Justiça Desportiva entrou em campo para dar sequência à competição. E o resultado só será conhecido em 2014.
Tudo porque uma escalação irregular de um atleta da Portuguesa para o último jogo do Brasileirão contra o Grêmio fez o time pagar caro. A Lusa terminaria na 13ª colocação e, em contrapartida aos demais times da parte decrescente da tabela, não corria risco iminente de rebaixamento. Porém, diante do caso Héverton, o time foi indiciado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), perdendo quatro pontos nesta edição e sendo, matematicamente, rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro do próximo ano no lugar do Fluminense, primeiro rebaixado.
O caso gerou revolta popular após a confirmação da sentença. Especialmente por dois aspectos: o fato do campeão Cruzeiro ter escalado jogador irregular na metade do campeonato, ser indiciado no mesmo artigo, porém o resultado foi de apenas uma multa em dinheiro (R$ 10 mil). Segundo, foi o fato do time beneficiado com a decisão ter sido o Fluminense que já se envolveu na chamada virada de mesa. No final dos anos 90, o clube carioca subiu da Série C para a Série B, porém no ano em que jogaria a segunda divisão, o escândalo da escalação de Sandro Hiroshi pelo São Paulo e a liminar conquistada pelo Gama para não ser rebaixado formalizou a criação de um outro campeonato substituto ao Brasileiro, no caso, a Copa João Havelange. Assim, o Flu passou da série C para a A. Confira no quadro acima sobre o caso da Portuguesa fora das quatro linhas – e quais os próximos passos jurídicos previstos.