Emoção e duelos decisivos marcam a reta final do Campeonato Brasileiro | Boqnews
Foto: Divulgação

Esportes

12 DE FEVEREIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Emoção e duelos decisivos marcam a reta final do Campeonato Brasileiro

Quatro times brigam pelo título, faltando apenas três rodadas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Campeonato Brasileiro chega na reta final, repleto de emoção. Há anos, não se via uma disputa tão intensa pelo título, vaga na Copa Libertadores e rebaixamento na mesma edição.

Faltando três rodadas para o fim da competição, o futuro dos clubes está indefinido. Mas qual a razão para tanto equilíbrio? Segundo o jornalista esportivo, Ted Sartori, a pandemia nivelou ainda mais a disputa do campeonato, que já é equilibrado “Nas últimas edições tivemos equilíbrios, mas sempre uma equipe conseguiu se destacar mais, caso do Flamengo em 2019”.

Outro fator citado por Sartori foi a falta da torcida nos estádios que mostram a importância do público para o time mandante, já que nesta edição do Brasileirão, equipes que costumam ser mais eficientes em casa, conseguiram bons resultados como visitantes.

Título

Internacional, Flamengo, Atlético-MG e São Paulo chegam às últimas rodadas com chances matemáticas de brigar pelo título/ Foto: Divulgação

Quatro clubes estão brigando pelo título do Brasileirão que pode ser definido na última rodada, após 9 edições. O líder Internacional, que soma 66 pontos, busca encerrar o longo jejum de 42 anos sem a conquista do Campeonato Brasileiro. Para isso, a equipe comandada pelo técnico Abel Braga precisa vencer os dois próximos jogos, vale destacar que o Colorado perdeu para o Sport na última rodada e desperdiçou a oportunidade de disparar na liderança.

Na cola do Inter está o Flamengo, que tem um ponto a menos, porém só depende de si para ser campeão. Isso porque na penúltima rodada, os dois times se enfrentam no Rio de Janeiro, em uma partida que pode ser considerada uma final de campeonato.

O Atlético-MG e o São Paulo, que liderou boa parte no campeonato, também sonham com o título, porém a missão é difícil, pois os times têm oscilado. A diferença de pontos para os dois primeiros colocados aumentou.

Vaga na Libertadores

Santos só depende de si para garantir a vaga na Copa Libertadores/ Foto: Divulgação

O Palmeiras, atual campeão do torneio continental já está garantido e como o Alviverde vai a disputar a final da Copa do Brasil contra o Grêmio, mais uma vaga para a Libertadores foi aberta no Campeonato Brasileiro, ou seja, o 8° colocado. Isso porque a equipe gaúcha está em 6° e o Verdão na 7° colocação.

É importante frisar que matematicamente, o Palmeiras ainda pode ser campeão, mas é só na matemática mesmo, pois além do desgaste por conta do Mundial, o time precisaria de uma combinação quase impossível de resultados.

A última vaga da Libertadores é disputada por seis clubes: Corinthians, Bragantino, Athletico-PR, Santos, Ceará e Atlético-GO.

Por enquanto, o Timão vai garantindo a classificação, já que a equipe está na 8° colocação com 49 pontos, porém a distância para o Atlético-GO, que está no 13° lugar é de apenas 3 pontos. Apesar de ter um jogo a menos, o caminho do Corinthians será complicado, pois o Alvinegro vai enfrentar o Flamengo e o Internacional.

Assim, como o Corinthians, o Santos também só depende de si, já que a partida adiada é justamente diante do rival. Dessa forma, o Peixe, que está em 11° lugar com 47 pontos, tem três jogos em casa que serão decisivos para o futuro do clube em 2021. Nesta reta final, o Santos joga com dois times que estão brigando para não cair, Coritiba e Bahia. O Fluminense, que está na 5° posição, praticamente já assegurou sua vaga na Copa Libertadores.

Rebaixamento

Vasco e Bahia lutam ponto a ponto para sair do Z-4/ Foto: Divulgação

Logicamente não poderia faltar a luta contra o rebaixamento que nos últimos anos tem sido mais emocionante do que a disputa pelo título. Seis times querem escapar das três vagas para a Série B da próxima temporada. O Botafogo foi o primeiro time que caiu, quem também deve ser rebaixado é o Coritiba que precisa de um milagre para escapar da degola.

Já o Sport e o Fortaleza conseguiram abrir quatro pontos para a zona de rebaixamento faltando nove para serem disputados. Assim, quem está no desespero é o Bahia que está fora da Z-4, mas tem a mesma pontuação do Vasco. O Goiás, mesmo com quaro pontos a menos que os dois times, ainda sonha com a salvação. Isso porque o Esmeraldino enfrenta o já rebaixado Botafogo e o Vasco na última rodada. O Atlético-GO, que briga por uma vaga na Libertadores, também pode ser rebaixado, porém isso dependeria de uma combinação bem improvável de resultados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.