Com o momento de crise e o anúncio da saída de Robinho, o Santos procura alternativas para evoluir o seu time. O pior da história é que a má fase se estende além das quatro linhas. Por causa da crise financeira vivida pelo Alvinegro é difícil imaginar que venham reforços de peso.
Em razão disso, a saída passa a ser um velho hábito do Santos: a resposta dos Meninos da Vila. Revelações de bons jogadores vindos das categorias de base parecem mais necessárias do que nunca. Atualmente, 17 dos 31 jogadores, ou seja, mais da metade do elenco foi formado na base santista.
Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013 e 2014, o Peixe ainda espera que os jovens atletas amadureçam em campo.
Safra 2013
Da safra de 2013, o volante Alison é um dos que mais se destaca no elenco profissional. Com uma atitude de raça dentro das quatro linhas, o jogador agrada boa parte da torcida. Gustavo Henrique vem conquistando os santistas. O zagueiro já coleciona passagens pela seleção brasileira de base. Quem também já vestiu a camisa amarelinha é o goleiro Gabriel Gasparotto, que apesar de ainda não ter estreado no profissional, já se mostra promissor.
Léo Citadinni, meio-campista que foi bem na Copinha 2013, foi emprestado para a Ponte Preta e voltou há pouco tempo. Ele espera ter mais oportunidades. O também meio-campista Leandrinho é outro jogador de destaque da Copa São Paulo que busca mais espaço no elenco principal do Peixe.
A saída de Robinho abrirá chances para outros atacantes do elenco, que, inclusive, é formado quase que exclusivamente por jogadores da base, com a exceção do artilheiro Ricardo Oliveira. Falando de ataque, Gabriel, o Gabigol, deverá acumular mais partidas neste ano. Enquanto Geuvânio, destaque no título paulista deste ano, terá mais responsabilidade na artilharia.
Safra 2014
O atacante Diego Cardoso é mais uma das apostas da casa. O atleta, que foi bastante importante na Copinha 2014, fez quatro gols em 16 jogos na última temporada.
Lucas Otávio, eleito o melhor jogador da Copa São Paulo, vem se apresentando bem como primeiro volante e tem sido valioso para a equipe alvinegra. Outro que tem impressionado é o lateral-esquerdo Caju, que recentemente fez parte da seleção brasileira sub-20, vice-campeã mundial.
Ainda na safra 2014, o meio campista Serginho busca maturidade e maior participação no elenco santista. Quem também está atrás de aprimorar seu futebol é Stéfano Yuri, atualmente emprestado para o Náutico, de Recife.
Safra 2015
É fato que 2015 não tem sido um ano muito bom para o sub-20 do Santos. O time comandado por Pepinho foi eliminado na primeira fase na Copinha e no Campeonato Brasileiro. Agora, a equipe volta às atenções para o Campeonato Paulista sub -20, torneio onde o Peixe está na segunda posição do grupo 4.