O dia 14 de abril está marcado para sempre na história do futebol. Em 1912, o Santos Futebol Clube era fundado. O time da Baixada Santista transcendeu o futebol regional e encantou o mundo na década de 60, com Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
Dar ao futebol o seu rei já é motivo de orgulho para todo o santista, mas o Peixe vai muito além do time de Pelé e companhia. Os “Meninos da Vila” formaram gerações de craques que realizavam um futebol ofensivo e alegre.
Em 1978, a primeira geração dos jovens atletas da Vila, comandados pelo técnico Chico Formiga, ganhou o Paulistão com destaque para Pita e Juary. Em 1984, o Santos vence novamente o campeonato estadual com o centroavante Serginho Chulapa atormentando os rivais. Na final, o eterno camisa 9 santista marca o único gol da final contra o Corinthians e entra para a história.
O Campeonato Brasileiro de 2002 foi muito mais que um simples título. O clube renasceu após um período de longo jejum. Sem verbas para contratações, o Peixe apostou novamente em sua categoria de base. No comando, o treinador Emerson Leão domava os jovens talentos da Vila Belmiro.
Diego e Robinho protagonizaram o ressurgimento do futebol vistoso que o santista estava acostumado a acompanhar. A Vila Belmiro se transformava em um alçapão a cada partida e a equipe ganhava confiança no decorrer do campeonato.
Após eliminar o rival São Paulo, até então o melhor time da competição, e o Grêmio do técnico Tite, o Alvinegro Praiano disputa a final contra o Corinthians. Com duas vitórias, uma por 2×0 e outra por 3×2, o Santos vence o Campeonato Brasileiro e volta ao protagonismo.
Aquele ditado que “um raio não cai duas vezes no mesmo lugar” definitivamente não se encaixa na história santista. Após Pelé e Robinho, o Peixe vê mais um jovem atleta despontar em sua categoria de base. Em 2010, Neymar surge para o futebol e leva o time praiano a uma série de títulos.
Acompanhado do meia Paulo Henrique Ganso, Neymar consegue repetir o feito de Pelé e leva o Santos ao título da Taça Libertadores da América de 2011. Na final, o Peixe enfrenta o Peñarol. Na primeira partida, um empate sem gols. No jogo de volta, os torcedores que estavam no Pacaembu viram a vitória santista por 2×0 e a entrada de mais uma geração na história.
Além das conquistas, o Santos Futebol Clube realizou feitos imensuráveis ao futebol brasileiro. Sempre com um futebol ofensivo, o time da Baixada Santista levou o nome da cidade praiana para o mundo e cedeu inúmeros atletas para a seleção.
O Boqnews parabeniza o Santos Futebol Clube pelo seu aniversário e por tudo que alcançou ao longo de sua história centenária. Dar a região o Rei do Futebol e ser o time com mais gols na história do esporte é, sem dúvidas, um orgulho que nem todos podem ter.