Final histórica: Palmeiras e Flamengo decidem título da Libertadores | Boqnews
Foto: Divulgação

Esportes

26 DE NOVEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Final histórica: Palmeiras e Flamengo decidem título da Libertadores

As duas equipes buscam o tri da Copa Libertadores

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma final histórica em um estádio histórico. Palmeiras e Flamengo disputam neste sábado (27), às 17h, o título da Copa Libertadores, em Montevidéu, no Uruguai.

A partida será realizada no místico estádio Centenário, palco da primeira final de Copa do Mundo em 1930, quando os anfitriões venceram a Argentina por 4 x 2.

91 anos depois, o Centenário passou pela maior reforma de sua história para receber justamente a decisão da Libertadores, além da final da Copa Sul-Americana, vencida pelo Athletico/PR no último dia 20 de novembro.

Últimos campeões

Apontar favoritismo para uma final já é algo difícil, ainda mais se tratando de partida única em campo neutro. A decisão é praticamente um tira-teima. Isso porque Palmeiras e Flamengo são os últimos dois campeões da Copa Libertadores.

Em 2019, o Rubro-Negro derrotou o River Plate com uma virada histórica, em Lima, no Peru. O atacante Gabigol fez dois gols nos minutos finais e garantiu o triunfo da equipe carioca.

Já o Alviverde é o atual campeão da América. A conquista teve um sabor especial, pois foi em cima do rival Santos no estádio do Maracanã, com gol de Breno Lopes nos acréscimos.

Ou seja, a decisão tem tudo para ser emocionante. Vale destacar que as duas equipes querem chegar à glória eterna pela terceira vez. O primeiro título do Palmeiras foi em 1999, já o do Flamengo aconteceu em 1981.

Além disso, ambos os clubes tem dominado o futebol nacional nos últimos anos. O Alviverde conquistou o Campeonato Brasileiro nos anos de 2016 e 2018. Enquanto, o Rubro-Negro levantou a taça em 2019 e 2020.

Como chegam as equipes

Com uma temporada de muitos jogos e praticamente sem descanso por conta do calendário, impactado pela pandemia da Covid-19, a maior preocupação das equipes é ter força máxima para a grande decisão.

O Palmeiras não contará com o lateral Marcos Rocha, suspenso. Assim, o treinador Abel Ferreira deve optar por Mayke ou Gabriel Menino.

Vale destacar que o português pode surpreender na escalação, mas o provável time deve contar com: Weverton, Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony.

Um dos destaques do Palmeiras na temporada é o meio campista Raphael Veiga. O sistema defensivo sólido e a qualidade técnica do elenco são outros pontos fortes.

Por sua vez, o Flamengo deve ter força máxima para a final, com o quarteto decisivo (Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol).

Importante frisar que o clube carioca precisou lidar com uma série de lesões nos últimos meses.

Além disso, o Rubro-Negro conta com reservas de luxo, como Michael, Vitinho e Pedro. Dessa forma, o técnico Renato Gaúcho deve mandar a campo a seguinte equipe: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; William Arão, Andreas Pereira e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

A qualidade individual dos atletas e o protagonismo de Gabigol em decisões são algumas das principais armas do Flamengo.

Campanhas

Os dois times fizeram belas campanhas na Copa Libertadores. O Flamengo tem a melhor campanha e se conquistar o título será de forma invicta. O Rubro-Negro conta com nove vitórias e três empates.

Na fase eliminatória, a equipe carioca passou pelo Defensa y Justiça, Olimpia e Barcelona de Guayaquil.

Já o Palmeiras somou oito vitórias, três empates e uma derrota. Para chegar na decisão, o Alviverde eliminou a Universidad Católica, São Paulo e o Atlético/MG que era apontado como favorito por grande parte da imprensa esportiva naquele momento.

Palmeiras

Fase de grupos

Universitário 2 x 3 Palmeiras

Palmeiras 5 x 0 Ind, Del Valle

Defensa y Justiça 1 x 2 Palmeiras

Ind. Del Valle 0 x 1 Palmeiras

Palmeiras 3 x 4 Defensa y Justiça

Palmeiras 6 x 0 Universitário

Oitavas de final

Universidad Católica 0 x 1 Palmeiras

Palmeiras 1 x  0 Universidad Católica

Quartas de final

São Paulo 1 x 1 Palmeiras

Palmeiras 3 x 0 São Paulo

Semifinal

Palmeiras 0 x 0 Atlético/MG

Atlético/MG 1 x 1 Palmeiras

Flamengo

Primeira Fase

Velez Sarsfield 2 x 3 Flamengo

Flamengo 4 x 1 Unión La Calera

LDU 2 x 3 Flamengo

Unión La Calera 2 x 2 Flamengo

Flamengo 2 x 2 LDU

Flamengo 0 x 0 Vélez Sarsfield

Oitavas de final

Defensa y Justiça 0 x 1 Flamengo

Flamengo 4 x 1 Defensa y Justiça

Quartas de final

Olimpia 1 x 4 Flamengo

Flamengo 5 x 1 Olimpia

Semifinal

Flamengo 2 x 0 Barcelona de Guayaquil

Barcelona de Guayaquil 0 x 2 Flamengo

Torcida

O ingresso mais barato para a final da Copa Libertadores custou U$ 200, mais de R$ 1,1 mil – um salário mínimo.

A decisão da Conmebol, entidade responsável pelo futebol sul-americano, irritou não só os torcedores de Palmeiras e Flamengo, como todos os amantes do futebol.

Para se ter uma ideia, no segundo jogo da final da Libertadores de 2011 entre Santos x Peñarol no estádio do Pacaembu, o ingresso mais barato custou R$ 60.

Apesar do preço, o estádio Centenário deve receber um bom público para a grande decisão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.