Cometa Haaland ‘passeia’ pelo Brasil | Boqnews
Nas poucas oportunidades que teve na partida, o 'cometa' Erling Haaland decidiu e marcou os dois gols da classificação da Noruega. Foto: Fotballandslaget
5 de julho de 2026

Cometa Haaland ‘passeia’ pelo Brasil

Desde a Copa de 1990 o Brasil não era eliminado em uma oitavas de final.

O feito voltou a ocorrer neste domingo, 5 de julho, uma data triste para o futebol brasileiro.

Afinal, o dia 5 de julho é daqueles que o torcedor brasileiro gostaria de riscar do calendário.

A partir deste domingo (5), a data marcada pela traumática eliminação para a Itália de Paolo Rossi, na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, é também a do adeus precoce ao sonho do hexa.

A nova memória é a da derrota por 2 a 1 para a Noruega, em Nova Jersey (Estados Unidos), pelas oitavas de final.

O revés mantém dois incômodos tabus.

Há 24 anos, desde que superou a Alemanha por 2 a 0 em Yokohama (Japão), na final da Copa de 2002, o Brasil não supera um rival europeu em uma partida eliminatória de Mundial.

Além disso, a Noruega segue como único país que a seleção brasileira nunca venceu na história.

Agora, são três derrotas e dois empates.

Cometa

Grande estrela do time escandinavo, Erling Haaland foi, mais uma vez, decisivo.

Autor do gol da classificação norueguesa diante de Costa do Marfim, na etapa anterior, o centroavante balançou as redes duas vezes no segundo tempo.

O craque nórdico chegou a sete gols na Copa, igualando-se aos também atacantes Kylian Mbappé, da França, e Lionel Messi, da Argentina, na artilharia do Mundial.

No final, Neymar marcou – talvez sua última oportunidade em uma Copa do Mundo.

Não bastasse, ainda no primeiro tempo, a seleção desperdiçou um pênalti mal cobrado por Bruno Guimarães, quando o placar estava 0 a 0.

Aliás, algo que não ocorria há 40 anos – com bolando rolando – pela seleção brasileira em uma Copa do Mundo.

A última ocorreu com Zico contra a França, em 1986.

Além disso, Endrick perdeu gol cara a cara contra o goleiro minutos depois de ter entrado em campo – com o placar zerado.

A perda, aliás, afetou a performance do jovem jogador, pois ele praticamente ‘desapareceu’ de campo após a falha.

Gols

Eliminado pela sexta vez seguida em uma fase eliminatória, o Brasil faz sua pior campanha em Copas desde 1990, quando também caiu nas oitavas de final – à ocasião para a Argentina de Diego Maradona.

Daqui até 2030, a seleção canarinho completará 28 anos sem título mundial, o maior jejum desde a primeira conquista, em 1958, na Suécia.

O adversário da Noruega nas quartas de final será conhecido ainda neste domingo.

A partir de 21h (horário de Brasília), o México pega a Inglaterra no Estádio Azteca.

Quem passar no confronto da capital mexicana encara a seleção nórdica no próximo sábado (11), às 18h, em Miami (Estados Unidos).

(*) Com informações da Redação

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Lincoln Chaves, Agência Brasil
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.