Após derrota para o Colo Colo-CHI, o Santos terá que vencer os três jogos do returno da fase de grupos da Copa Santander Libertadores para se classificar às oitavas de final sem depender de uma combinação de resultados. Por isso, o técnico Marcelo Martelotte já avisou que pretende utilizar os quatro próximos jogos do Campeonato Paulista como preparação para a fase decisiva do torneio continental.
Após o jogo contra os chilenos, o Santos se manteve como terceiro colocado do Grupo 5 da Libertadores, com dois pontos. Está três atrás do vice-líder da chave, o Cerro Porteño-PAR, e a quatro do líder, o Colo Colo. Apenas dois avançam para as oitavas de final. O Peixe volta jogar pelo torneio continental no próximo dia 6, contra os próprios chilenos, na Vila Belmiro. Antes disso, terá três confrontos pelo Estadual contra Bragantino (19), Mogi Mirirm (23), Ituano (27) e Palmeiras (3 de abril).
Nestes confrontos, Marcelo Martelotte espera corrigir algumas falhas que enxerga na equipe. “A gente sabia a importância de termos vencido aqui no Chile, mas, no futebol, não dá muito tempo para ficar lamentando derrota e nem comemorando vitória. Precisamos voltar a ganhar confiança no Campeonato Paulista, onde somos um dos líderes . Só assim poderemos nos preparar para jogo de volta para o Colo Colo, que será fundamental para a nossa classificação na Libertadores”, disse.
Além de encarar o Colo Colo na Vila, no returno no Grupo 5 da Libertadores, o Santos ainda enfrentará o Cerro Porteño, dia 14 de abril, no Paraguai, e o Deportivo Táchira, no dia 20 de abril, no estádio santista. Mesmo sabendo da obrigação de vencer esta sequência, Martelotte disse que a equipe deve pensar jogo a jogo. “Com três vitórias, provavelmente nos classificaremos, mas é preciso pensar jogo a jogo. Não adianta pensar em pontuação lá na frente. É preciso trabalhar para cada jogo em específico”, disse.