Modesto Roma Jr. lidera enquete para presidência do Santos FC; índice de indecisos é alto | Boqnews

Esportes

07 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Modesto Roma Jr. lidera enquete para presidência do Santos FC; índice de indecisos é alto

Levantamento, realizado pela Enfoque Comunicação entre 3 e 6 de novembro, ouviu 300 torcedores aptos a votar em 6 de dezembro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Faltando pouco menos de um mês para as eleições no Santos Futebol Clube, os bastidores começam a ferver, pois as chapas devem ser registradas até sexta (14). No momento são cinco pré-candidatos à presidência do clube e, para saber qual a expectativa do torcedor, a Enfoque Comunicação realizou uma pesquisa aleatória simples entre os dias 3 e 6 de novembro com 300 associados do clube aptos a votar. O levantamento foi realizado por telefone e pessoalmente antes da partida entre Santos e Cruzeiro na última quarta (5) pelas semifinais da Copa do Brasil, na Vila Belmiro.

Destaque para o elevado índice de indecisos, com 47,6% dos entrevistados. Entre os nomes apresentados – quando o entrevistador apresenta a lista dos nomes dos pré-candidatos – Modesto Roma Jr aparece na liderança das intenções de voto entre os sócios-torcedores. Na sequência estão Orlando Rollo, José Carlos Peres, Fernando Silva e Nabil Khaznadar (veja os dados completos no quadro abaixo e no final da matéria).

PESQUISA SANTOSC FACE

Chamam atenção alguns fatores: os sócios do clube estão interessados no tema, pois a maioria sabe que ocorrerá o pleito em dezembro (95%). Como o voto não é obrigatório, entre todos os entrevistados, 71% disseram que comparecerão às urnas no dia da eleição, conforme aponta o levantamento, realizado de forma aleatória simples (a única questão prévia era saber se o entrevistado era associado e estava apto a participar das eleições). Para enquetes, a margem de erro não é considerada.

“Esta pesquisa mostra uma fotografia, uma tendência do momento. O número de indecisos é alto, mas esta enquete pode provocar mudanças no jogo de xadrez desta eleição”, analisa um dos coordenadores da Enfoque Comunicação, Fernando De Maria.

Espontânea – No levantamento espontâneo (quando não é apresentado o disco com o nome dos candidatos), os indecisos somam 54%. Ao todo, 9,1% dos entrevistados disseram não saber o nome dos candidatos. Na sequência, Modesto Roma Jr e Orlando Rollo registraram índices próximos, com 8,4% e 8,1%, respectivamente, seguidos por José Carlos Peres (6,4%); Fernando Silva (4,4%) e Nabil Khaznadar (3,3%).

“Este dado reforça que, por mais que o sócio esteja ciente de que o clube terá eleições, ainda não há uma definição clara sobre os candidatos. As campanhas devem se intensificar nos próximos dias, e isso fará com que cada vez mais as pessoas conheçam o histórico e as propostas dos que querem assumir a presidência do clube”, ressalta.

 

Detalhamento – Levando em consideração o sexo dos entrevistados, não há alteração no quadro geral do levantamento. Já em relação às faixas etárias, existem algumas alterações interessantes.

Na faixa dos 18 aos 24 anos, José Carlos Peres e Fernando Silva dividem a liderança, seguidos por Orlando Rollo. Ele lidera nos grupos de 25 a 34 e 35 a 44 anos, seguido de José Carlos Peres e Roma Jr. A tendência se inverte nas faixas dos sócios acima dos 45 anos, onde Roma Jr lidera, seguido de Rollo e Peres. “O perfil do associado, especialmente em relação à faixa etária entre os que comparecerão às urnas, poderá ser determinante”, destaca.

Proposta – A enquete também buscou saber, na opinião dos sócios-torcedores, qual a prioridade da próxima diretoria: e as principais opiniões acabaram recaindo em situações complexas, como o saneamento das dívidas do clube e a montagem de um time competitivo para a próxima temporada. Um dilema que o futuro mandatário terá pela frente.

Oficialmente, hoje o Santos tem cerca de 21 mil associados aptos a votar. O critério é ser sócio há um ano e estar com a mensalidade em dia, fato que pode ser feito até às vésperas do pleito, em 6 de dezembro.

PESQUISA SANTOSC site

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.