Palmeiras pode ficar com uma mão na taça se vencer o Flamengo no domingo | Boqnews
Foto: Cesar Grecco/SEP

Campeonato Brasileiro

19 DE AGOSTO DE 2022

Palmeiras pode ficar com uma mão na taça se vencer o Flamengo no domingo

Confronto entre o líder e o vice-líder agita a 23ª rodada do Brasileirão

Por: João Pedro Bezerra

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos no ano de 2003, as grandes finais foram substituídas por encontros marcantes entre os primeiros colocados ao longo da competição que pode definir o título, como Cruzeiro 3 x 0 Santos (2003), Corinthians 1 x 1 Internacional (2005), Cruzeiro 3 x 0 Grêmio (2013), Atlético/MG 0 x 3 Corinthians (2015), Corinthians 3 x 2 Palmeiras (2017), Flamengo 1 x 0 Santos (2019) e Flamengo 2 x 1 Internacional (2020).

Neste domingo (21), às 16h, Palmeiras e Flamengo fazem uma espécie de mini decisão, no Allianz Parque, em jogo válido pela 23ª rodada do Brasileirão. O confronto reúne o líder e vice líder do campeonato e a expectativa é de estádio lotado.

Palmeiras

A equipe dirigida pelo técnico Abel Ferreira está na ponta do Brasileirão desde a metade do primeiro turno e nas últimas rodadas tem conseguido abrir uma boa diferença de pontos para os adversários, já são nove em relação ao vice líder Flamengo. A campanha do Alviverde é impressionante, a equipe soma 48 pontos, em 22 jogos, são: 14 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas.

Assim, o Palmeiras tem o melhor ataque da competição, junto com o Flamengo e a melhor defesa.

Para se ter uma ideia da boa fase do Verdão, a última derrota do time no Brasileirão foi contra o Athletico/PR na 15ª rodada. O trabalho tático, físico e mental do treinador Abel Ferreira é um ponto preponderante para o Alviverde que está dominando o futebol brasileiro nos últimos anos. Em 2022, o Palmeiras joga um futebol ainda melhor, sobretudo com a qualidade técnica de Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Rony, Dudu, Danilo e Gustavo Gómez que são os destaques do time.

Vencer o Flamengo significa colocar uma mão na taça, já que o Alviverde vai abrir 12 pontos em caso de triunfo, ou seja, uma diferença confortável para o segundo turno.

Até mesmo um empate, pode ser considerado um bom resultado para o Palmeiras, pois impede uma aproximação da equipe carioca na tabela. Vale destacar que matematicamente outras equipes podem sonhar com o título, como o Corinthians (3º colocado – 39 pontos), Fluminense (4º colocado – 38 pontos), Athletico/PR (5º colocado – 37 pontos), Internacional (6º colocado – 36 pontos) e Atlético/MG (7º colocado – 35 pontos). No entanto, para algum destes clubes conseguir o título é preciso uma arrancada, com o menor número de tropeços possíveis.

Flamengo

Quem diria que o Flamengo brigaria pelo título, após um início complicado no Brasileirão, com o comando do técnico português Paulo Souza. Porém, tudo mudou com a chegada de Dorival Júnior para a alegria da Nação Rubro-Negra. Dessa forma, a equipe saiu da 14ª posição para a vice-liderança.

Na última partida pelo Brasileirão, o Flamengo goleou o Athletico/PR com o time misto. Um dos pontos positivos do trabalho de Dorival Júnior foi recuperar a confiança da equipe, assim jogadores importantes como Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Gabriel e Pedro tem feito a diferença. Agora, o Mengão quer se aproximar do Palmeiras na tabela, a equipe soma 39 pontos, com 12 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. Em caso de vitória, o Flamengo diminui a diferença e coloca ‘fogo’ na disputa pelo título do Brasileirão.

Importante frisar que nos títulos de 2009 e 2020, o Rubro-Negro também conseguiu arrancadas históricas no segundo turno. Além disso, o Flamengo não perde para o Palmeiras no Allianz Parque desde 2017. No entanto, a torcida do Rubro-Negro ainda amarga o vice da Libertadores no ano passado, quando a equipe foi derrotada para o Alviverde pelo placar de 2 x 1.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.