
Organizado pelo jornalista e locutor da Sportv, Odinei Ribeiro, o projeto Parceiros do Bem reuniu atletas, ex-jogadores e jornalistas para um futebol benemerente, cuja arrecadação será destinada à compra de brinquedos para crianças de Itanhaém. Foto: Camilla Aloi
O campo do Grêmio Ivoty, em Itanhaém, recebeu ex-jogadores, narradores e comentaristas esportivos para um jogo beneficente na manhã ensolarada do último sábado (17). O projeto Parceiros do Bem, que está na terceira edição, é uma iniciativa do narrador do canal por assinatura SporTV, Odinei Ribeiro, e tem como objetivo arrecadar brinquedos às crianças da cidade no dia do Natal.
“Fiquei muito feliz com a presença dos meus amigos. Fico feliz também porque muita gente veio assistir ao jogo e trouxe um brinquedo. A gente fica na expectativa de fazer um Natal feliz para várias crianças”, contou o idealizador da campanha, filho ilustre de Itanhaém.
“Eu faço o evento neste campo, porque nasci no bairro Ivoty. Eu conheci meus primeiros ídolos do futebol aqui. Meus amigos que jogavam na várzea e eu os admirava. Depois eu comecei a jogar bola no Grêmio Ivoty e eu narrei meu primeiro jogo oficial aqui também. Por isso meu carinho e minha gratidão por esse lugar”, fez questão de relembrar o narrador.
Vestidos com o uniforme branco do Parceiros do Bem, o narrador da Rede Globo, Cléber Machado, os comentaristas do SporTV, Luiz Ademar e Maurício Noriega, além dos reforços de peso como o ex-meia, campeão mundial, Ricardinho, o ex-zagueiro do Santos, Narciso, e o ex-jogador do São Caetano e do Peixe, Elder Campos, fizeram uma partida contra os ex-atletas de Itanhaém, bem movimentada e cheia de gols.
Logo nos primeiros cinco minutos, o time branco saiu na frente com o gol de Ricardinho. Mas não preciso de muito tempo para que a equipe azul empatasse com o camisa 10, Eder. Foi assim durante todo o jogo: quando de um lado marcava, o outro igualava o placar.
Mas o público queria era ver gols das atrações do evento. Então, Cleber Machado atendeu ao pedido da torcida e foi o autor de um gol aos 33 minutos e deixou o placar igual, 3 a 3. “Dentro de campo é só para brincar mesmo, mas pelo menos contribui com um gol”, disse o narrador.
No segundo tempo, foi a vez do camisa 10 da equipe branca, Odinei Ribeiro balançar as redes. Os narradores provaram que têm habilidade com a bola nos pés, já os comentaristas não puderam dizer o mesmo. Luiz Ademar desperdiçou a chance de garantir a vitória para o time branco e o jogo terminou em 6 a 6.
“Eu fiquei três vezes cara a cara com o goleiro, mas eu estava de mal com ele. Pelo menos meu time garantiu os seis gols e o que importa mesmo é a brincadeira”, contou o comentarista, que antes da partida garantiu balançar as redes.
O empate simbolizou que a vitória pouco importava, afinal, todos defenderam a mesma camisa: do “Parceiros do Bem”.
Ajuda
“O que nos motiva são as crianças. Poder participar e saber que daqui a dois, três dias, algumas delas que, de repente, no final do ano, não teriam a possibilidade de ganhar um brinquedo e acabam sendo surpreendidas com a visita do papai Noel e um brinquedo. Isso faz muito bem pra nós”, declarou o ex-meia, Ricardinho, atualmente técnico de futebol.
Após a partida, camisas e artigos esportivos que jogadores de grandes clubes paulistas doaram à campanha, foram leiloados. O dinheiro arrecadado – cerca de R$ 7.500,00 – será revertido em mais brinquedos. A expectativa é que 10 mil presentes sejam entregue pelo Papai Noel às crianças da cidade, na manhã natalina do próximo domingo (25).
(*) Aluna do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília.

Camisas de times paulistas foram doadas para arrecadação de verbas visando a compra de brinquedos, que serão distribuídos neste domingo (25). Foto. Camilla Aloi.