Paulistão começa neste domingo (23) com jogo entre Novorizontino x Palmeiras | Boqnews
Foto: Ivan storti/sfc - cesar greco/sep - rubens chiri/spfc - rodrigo coca/sccp - ari ferreira/rbb - diego almeida/ponte press

Esportes

21 DE JANEIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Paulistão começa neste domingo (23) com jogo entre Novorizontino x Palmeiras

Campeonato Paulista promete ser equilibrado

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para quem estava com saudades de acompanhar o clube do coração, a bola vai voltar a rolar. O Campeonato Paulista começa neste domingo (23) com a partida entre Novorizontino x Palmeiras, às 16h, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.

Apesar de ser o jogo de abertura da competição, o confronto é válido pela 5ª rodada. A partida foi antecipada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), pois o Palmeiras vai disputar o Mundial de Clubes em fevereiro. O torneio será realizado nos Emirados Árabes Unidos.

Assim, a 1ª rodada está marcada para o meio de semana. O Santos vai enfrentar a Inter de Limeira fora de casa na quarta-feira (27); um dia antes, o Corinthians joga contra a Ferroviária na Neo Química Arena.

Por fim, o São Paulo encara o Guarani na quinta-feira (28), em Campinas.

Regulamento

Os 16 clubes que vão disputar o Paulistão foram divididos em quatro chaves. Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Guarani e Água Santa; Grupo B: São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo; Grupo C: Palmeiras, Mirassol, Ituano e Botafogo; Grupo D: Santos, Bragantino, Ponte Preta e Santo André.

Na primeira fase, não há confronto entre equipes no mesmo grupo, ou seja, os times tem 12 partidas para serem realizadas. Os dois primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final, onde vão medir forças.

Os dois times com pior pontuação, independemente do grupo, serão rebaixados. Na fase eliminatória, apenas a decisão será disputada em dois jogos.

A grande decisão está prevista para o dia 3 de abril, um domingo, ou seja, o torneio será mais curto, com duração de pouco mais de dois meses. O regulamento usado há alguns anos é motivo de crítica de muitos torcedores, haja visto que sempre há um grupo com pontuação maior. Um dos exemplos aconteceu no ano passado. O Novorizontino, que estava no Grupo C, somou 19 pontos e ficou na 3ª colocação. Já no Grupo D, o Guarani teve apenas 14 pontos e avançou, pois ocupava a vice-liderança do grupo.

Em 2020, a Ponte Preta chegou na última rodada com chances de classificação e rebaixamento.

Equilíbrio

A edição de 2022 do Campeonato Paulista promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos.

O Palmeiras, atual campeão da Libertadores, chega com um elenco forte para brigar pelo título, mas certamente irá priorizar o Mundial de Clubes em fevereiro.

O Corinthians, maior campeão estadual com 30 títulos, conta com jogadores renomados para buscar mais uma taça. A diretoria do Timão investiu forte e desde o meio de 2021 tem feito contratações de impacto, como Renato Augusto, William, Roger Guedes e Giuliano.

Já o São Paulo vai em busca do bicampeonato. Apesar da conquista do Paulistão no ano passado, o time sofreu no Brasileirão e correu risco de rebaixamento. Para 2022, a diretoria manteve o técnico Rogério Ceni e fez algumas contratações, como Rafinha, Nikão, Patrick e Alisson.

O Santos conta com o elenco mais curto dos quatro times grandes do Estado. Entretanto. O Peixe tem um sistema de defesa sólido e boas peças individuais, como Marinho, Ângelo e Marcos Leonardo.

Além disso, o Alvinegro Praiano aposta no brilho do técnico Fábio Carille, que já conquistou três títulos do Paulistão.

Até o momento, a diretoria contratou apenas três jogadores, sendo Ricardo Goulart, o principal reforço. Vale destacar que o Bragantino também entra na briga pelo título.

A parceria com a Red Bull já deu bons frutos, como o título do Brasileirão Série B em 2019, o vice da Copa Sul-Americana no ano passado e a vaga para a Copa Libertadores. Além disso, as equipes de Campinas sempre chegam forte na competição. O Guarani foi finalista em 2012 e a Ponte Preta nos anos de 2017 e 2008.

Por falar em clubes do interior, o último campeão foi o Ituano no ano de 2014. Inclusive, a equipe rubro-negra chega forte no torneio, após o acesso para o Brasileirão Série B, assim como o Novorizontino.

Volta das torcidas

A última partida do Campeonato Paulista com torcida aconteceu no mês de março de 2020. Porém, a alegria irá voltar aos estádios por todo o Estado de São Paulo. Contudo, o Governo Estadual determinou alguns critérios para a presença do público.

Com o aumento de casos de Covid-19 no Estado, puxado pela variante Ômicron, o Comitê Científico determinou que os estádios só podem receber 70% da capacidade de público. Assim, um clube que tem estádio para 10 mil torcedores, só poderá comercializar 7 mil ingressos.

A exigência do esquema vacinal completo e a máscara seguem obrigatórios. Protocolos mais rígidos poderão ser aplicados, caso a situação da pandemia piore nas próximas semanas.

Novidades

A principal novidade para o Campeonato Paulista está nas transmissões. A Rede Globo perdeu os direitos de exibição em TV aberta para a Record, que vai seguir o mesmo dia e horário nas transmissões.

Dessa forma, a emissora irá transmitir um jogo por rodada. Nas primeiras rodadas do campeonato, o clube com mais jogos exibidos será o Santos. Já na TV fechada, o Grupo Globo não terá mais jogos no SporTV.

Entretanto, o serviço de pay-per-view segue com o Premiere. Outra novidade é que a Federação Paulista resolveu apostar em outras plataformas, como o Youtube que vai transmitir um jogo por rodada, o serviço do Paulistão Play e o HBO Max.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.