Preparativos para os Jogos Abertos do Interior já começou
A um ano do início dos Jogos Abertos do Interior (JAI), o município de Santos já começa a se preparar para a maior competição esportiva do Estado de São Paulo. Na tarde de ontem, terça-feira, dia 9, o secretário municipal de Esportes, Paulo Musa, o presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Rogério Sampaio, e a Dirigente de Ensino da Região de Santos, Rosimeire Aparecida Francisco, se reuniram com o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
O encontro teve por objetivo discutir a obtenção de recursos estaduais para a reforma e adaptação dos prédios escolares que vão alojar os atletas na próxima edição do JAI. A competição será realizada em novembro de 2010, mas os organizadores precisam garantir desde já a estrutura para acomodar as delegações de várias regiões do Estado.
No encontro, ficou acertada a criação de uma comissão formada por funcionários da prefeitura e do quadro técnico da Diretoria de Ensino para verificar a situação das escolas, para o encaminhamento dos pedidos de reforma. Ao final das visitas, a equipe vai elaborar um relatório e, por intermédio do deputado, o documento será encaminhado à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
Após a análise da secretaria estadual de Educação, as obras poderão ser iniciadas conforme o cronograma estabelecido pelos organizadores dos jogos. Paulo Alexandre também vai discutir o assunto com o secretário estadual de Educação, Paulo Renato de Souza.
A promoção dos Jogos Abertos do Interior faz parte do calendário esportivo do Estado, reunindo cerca de 15 mil pessoas em cada edição. Com o crescimento e a importância da competição, atletas olímpicos e paraolímpicos participam da disputa como uma das etapas de preparação para provas
nacionais e internacionais.
“Pela grandeza dos jogos, o município quer oferecer uma estrutura de qualidade para que todos os atletas possam competir com tranquilidade e em condições de igualdade. As intervenções também vão levar em consideração as necessidades escolares, pois as melhorias nos prédios permanecem ao final dos jogos”, explicou o deputado.
Maior campeã – A 74ª Edição dos JAI será realizada no município com maior número de vitórias na história da competição. Desde 1936, Santos é a cidade
do Estado que mais venceu a disputa, com 25 títulos. Promoveu o evento em sete edições: 1946, 1948, 1951, 1965, 1987, 2000 e 2003. Para 2010, a prefeitura entregará um novo parque esportivo público, que já está sendo construído na Vila Mathias, com um novo ginásio e uma arena multiuso moderna.