Primeiro turno do Brasileirão aponta cenários distintos | Boqnews
Foto: Divulgação

Brasileirão

21 DE AGOSTO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Primeiro turno do Brasileirão aponta cenários distintos

Já se passaram 19 das 38 rodadas e as preocupações nas pontas da tabela tendem a aumentar.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O tempo voa e o Campeonato Brasileiro já chegou em sua metade. Já se passaram 19 das 38 rodadas e as preocupações nas pontas da tabela tendem a aumentar. quadroprimeiroturni

O Vasco encerrou o primeiro turno na lanterna com apenas 13 pontos, tendo o pior ataque e a pior defesa da competição. Não bastasse o desempenho horrível, existe uma estatística que assombra ainda mais os vascaínos. Em toda a história dos pontos corridos com vinte clubes, toda vez que um time encerrou o primeiro turno na lanterna foi rebaixado ao final do campeonato.

Nunca nenhuma equipe conseguiu se safar marcando apenas 13 pontos na primeira metade do torneio.

Na disputa pelo título, o Corinthians tem uma vantagem que não é de se jogar fora. Nos últimos três campeonatos, os campeões somaram pelo menos 40 pontos na primeira metade. E para endossar ainda mais o otimismo dos corintianos, na última vez que a fiel torcida levantou o caneco nacional, em 2011, o desempenho no turno de ida foi inferior ao atual. Naquela ocasião, foram 37 pontos em 19 rodadas.

É claro que estatísticas e exercícios de futurologia não entram em campo e muito menos decidem uma partida de futebol. Vale lembrar que em 2009, o campeão Flamengo havia terminado o primeiro turno na modesta sétima posição, com 29 pontos.

Santos
O Peixe tem se afastado da temida Zona de Rebaixamento e tem mirado posições melhores na tabela. A mudança de postura veio após a chegada de Dorival Júnior ao time.O aproveitamento com o novo técnico no Brasileirão é de 62,5% (8 jogos). Com Marcelo Fernandes, o aproveitamento do Santos era de 27,7% (12 jogos).

Caso o índice de Dorival se mantenha até o final do ano, o desempenho será mais do que suficiente para atingir uma vaga na Libertadores.

Mas, é claro que é difícil continuar com esses números a longo prazo. Ainda mais com um plantel limitado e principalmente se tratando de Campeonato Brasileiro, um dos mais disputados do planeta.

O primeiro passo para manter o momento de evolução é a melhora no desempenho fora da Vila Belmiro. Neste ano, pela primeira vez na história dos pontos corridos, o Santos ficou um turno inteiro sem vencer fora de casa.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.