Recordista mundial, santista se prepara para o Mundial de Natação de Surdos | Boqnews

Superação

20 DE AGOSTO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Recordista mundial, santista se prepara para o Mundial de Natação de Surdos

A competição acontece entre os dias 25 e 31 deste mês, e contará com 250 atletas de 29 países

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Duas horas diárias de treino na água, de terça a sábado, e mais preparação física de duas a três vezes por semana.

O nadador santista Guilherme Maia (Fupes), 30 anos, está com a mente e o corpo focados no Campeonato Mundial de Natação de Surdos, que reunirá, entre os dias 25 e 31 deste mês, 250 atletas de 29 países no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

É lá que ele objetiva manter seu recorde mundial conquistado na Surdolimpíada, em Samsun, na Turquia, em 2017, quando venceu a disputa em 1 minuto e 52 segundos nos 200 metros nado livre.

Mas o atleta também tem outra meta com a potencial vitória: fortalecer e dar visibilidade à comunidade surda no esporte.

“No Brasil, geralmente o foco é no futebol, mas agora teremos um mundial de natação para surdos. Quero mostrar à comunidade surda, principalmente às crianças, que elas também podem participar de um esporte, para que todos vejam que somos capazes. É muito bom representar Santos no Mundial, porque minha família é daqui. Estou confiante e agradeço ao meu treinador pela motivação”, diz o atleta, que tem apoio da Fupes desde 2018.

No total, Maia participará de seis provas, diz o treinador e amigo de longa data, seu ‘xará’ Guilherme Monteiro.

“Nosso objetivo é que ele consiga baixar o tempo, mantenha o ouro e o recorde mundial. Acreditamos que ele conquistará de duas a três medalhas, mas tomara que eu esteja errado e que a gente consiga mais”, brinca.

A rotina de exercícios, realizada no Tênis Clube (Boqueirão), foi intensificada para o Mundial, assim como foi para o campeonato na Turquia, quando ele ganhou ouro na prova dos 200m livre e bronze, nos 100m.

“Tentamos manter a mesma base e só colocamos alguns incrementos de força e de intensidade para ele ter melhor desempenho. Agora, no período pré-competição, ele vai descansar um pouco mais para chegar em sua melhor forma física”, acrescenta o treinador, contando que são seis atletas brasileiros que participam do torneio mundial na Capital.

 

Ele objetiva manter seu recorde mundial conquistado na Turquia. Foto: Marcelo Martins

 

Coleção de medalhas

Considerado o melhor nadador surdo do Brasil, Maia coleciona medalhas.

São cerca de 800 que revelam sua relação com a natação desde a infância.

“Estão todas guardadas, é a minha história. De todas, a mais importante é a da Olimpíada na Turquia. Fiz até uma tatuagem para registrar esse momento”.

A natação entrou na sua vida quando tinha 1 ano e 2 meses.

“Era um sonho da minha mãe ser nadadora. Ela o transferiu para mim e foi me ensinando”.

Com 4, participou do seu primeiro campeonato e teve a primeira frustração no esporte.

“Perdi, fiquei nervoso, chorei, mas não desisti. E aí eu falei que queria nadar e até hoje eu amo. Dentro da água é uma terapia. As pessoas tomam remédio e eu nado”.

Foi a natação que também gerou a amizade dos ‘Guilhermes’.

“Nos conhecemos desde os 13 anos, quando começamos a nadar juntos no Clube Internacional de Regatas. Depois, fizemos juntos faculdade de educação física. Mantivemos contato e, a partir de 2017, começamos a montar um treino para a Olimpíada. Ele bateu o recorde mundial e conseguiu conquistar um feito histórico para o Brasil”, comemora o treinador, que sempre sonhou em ser técnico de natação para alto rendimento, revelando ainda que Maia é seu melhor amigo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.