Regata integra comemorações do 463º aniversário de Santos | Boqnews

Esportes

22 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Regata integra comemorações do 463º aniversário de Santos

Cerca de 80 embarcações de várias classes são aguardadas na Regata de Aniversário da Cidade, sábado (24), na Baía de Santos. A prova será disputada em raia de seis milhas náuticas (aproximadamente 10 km) armada na orla santista. A largada está programada para as 12h30, com tiro de canhão do navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cerca de 80 embarcações de várias classes são aguardadas na Regata de Aniversário da Cidade, sábado (24), na Baía de Santos. A prova será disputada em raia de seis milhas náuticas (aproximadamente 10 km) armada na orla santista. A largada está programada para as 12h30, com tiro de canhão do navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, e a equipe santista terá a participação especial do medalhista olímpico Lars Grael, que integrará a equipe do barco ‘Land Rover’, a primeira da categoria ORC Internacional – considerada a Fórmula 1 da vela.


O convite teve como interlocutor o prefeito João Paulo Tavares Papa, durante visita da equipe quarta-feira (21) ao Paço Municipal. “A regata, de caráter festivo, será uma oportunidade para demonstrar que Santos tem excelente raia, é capaz de sediar grandes competições”, frisou Luís Gustavo Crescenzo, comandante do barco.


A equipe é formada pelos santistas Dilmar Gonçalves, Alexandre Marin, Edson Ferreira, Andreas Perdicaris, José Roberto Garcia, Marcelo Araújo e Leonardo Patané. Durante a regata, será prestada homenagem a um dos incentivadores da vela na cidade, Antônio Henriques Filho, recentemente falecido.


O Cisne Branco estará fundeado nas proximidades do Emissário Submarino. De lá, os competidores seguirão rumo à Ponta da Praia, com chegada defronte do Aquário Municipal. Estão confirmadas as participações de embarcações das seguintes classes: Monotipos – Supercat, Hobie Cat 14, Snipe, Dingue, Holder, Prancha a Vela e Aberta. Oceanos – ORC Int., ORC Club, RGS e Cruzeiro.


Haverá premiação aos três primeiros colocados de cada classe. A regata de aniversário é uma promoção conjunta da Prefeitura de Santos e Clube Internacional de Regatas, com supervisão da Federação de Vela de São Paulo. O apoio é do Iate Clube de Santos e da Marinha do Brasil, com patrocínio da Sabesp e Land Rover.


Cisne Branco


O navio-veleiro Cisne Branco ficará em Santos até o dia 27, participando ativamente dos festejos comemorativos ao 463º aniversário da cidade. No domingo (25) a embarcação estará aberta para visitação pública, das 13 às 19h, no cais da Marinha do Brasil, na Capitania dos Portos de São Paulo (próximo ao terminal de passageiros do Concais). Veleiro de grande porte, ele foi construído em Amsterdã, na Holanda, e incorporado à Marinha do Brasil em 4 de março de 2000.


O navio é utilizado principalmente na representação nacional e internacional, além de contribuir para a melhor formação marinheira, dos futuros oficiais e praças da Marinha do Brasil. Ele possui três mastros – sendo o maior com 46,40 metros de altura -, tem um comprimento total de 76 metros e 31 velas. A tripulação é composta por 51 pessoas e a velocidade máxima a vela de 17,5 nós (cerca de 31 km por hora).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.