Santista sonha em representar Santos na estreia do caratê em Olimpíadas | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Tóquio

14 DE MARÇO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Santista sonha em representar Santos na estreia do caratê em Olimpíadas

Atualmente, a carateca Brenda Padilha, aos 21 anos, enfrentará em junho, as melhores atletas da categoria e com o objetivo de garantir o pódio e consequentemente a vaga

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Esta é a segunda matéria da série sobre atletas de Santos que tentam vagas para Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, marcados para os meses de julho, agosto e setembro deste ano.

A carateca santista Brenda Padilha (Fupes), 21 anos, pisa nos tatames de Paris, na França, no mês de junho, para enfrentar as melhores atletas do mundo da sua categoria (+61Kg). O objetivo é subir no pódio e garantir o direito de representar a Cidade e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão disputados de 23 de julho a 8 de agosto, no Japão.

Brenda viajará para a Europa com a credencial de ser uma das principais caratecas do Brasil. Ela venceu a competição pré-olímpica em março de 2020. Além disso, tem na bagagem títulos de expressão como o campeonato mundial escolar, além do bicampeonato sul-americano, pan-americano, o tetracampeonato brasileiro e o pentacampeonato paulista.

A jovem atleta pensa alto e treina para isso. Ela quer mais que estar em Tóquio: sonha em trazer uma medalha olímpica. “Desde que o caratê virou esporte olímpico, esse virou meu foco. Meu sonho é trazer uma medalha que sirva de inspiração para outros atletas que estão começando e impulsione ainda mais o meu esporte”.

Troca

Atualmente morando no bairro Embaré, Brenda trocou o balé pelo caratê aos 12 anos, em um projeto social em São Vicente.

“Meu pai me incentivou muito. Queria que eu fizesse uma arte marcial. E o balé acabou me favorecendo porque me deu muita coordenação motora e alongamento, que são importantes no caratê”.

Há mais de quatro anos ela representa Santos.

“Foi onde eu comecei a treinar, na Academia Resistência de Karate, com Professor Bartolo, e defendi nos Jogos Regionais e Abertos. Além de ser a cidade que vivo e estudo (está cursando Fisioterapia), Santos apoia o esporte e isso é muito importante para mim e para a minha modalidade”.

Adiamento

A competição em Paris, que Brenda que está preparando, deveria ter sido realizada no ano passado, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

“É um período triste pela morte de tantas pessoas, mas em relação ao meu treinamento acabou sendo positivo. Aprendi a ser mais resiliente, focar no que eu quero e isso me fortaleceu”.

Sem as viagens e competições, Brenda conseguiu tirar proveito da nova realidade.  “O calendário era muito apertado. Controlei a ansiedade e voltei para a base. Aqui no Sesi-Cubatão (onde realiza sua preparação) pude estruturar melhor meus treinamentos e estou muito mais preparada que no ano passado”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.